Estudantes apresentam 164 projetos na 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA)

Fotos: Josenildo Almeida / SECBA

Começou, nesta segunda-feira (13), a 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”. Em formato virtual, a FECIBA será realizada, até sexta-feira (17), com apresentação de 164 projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino no âmbito do Programa Ciência na Escola, que estimula o fazer ciência em sala de aula. A abertura da feira foi no auditório da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com transmissão realizada pelo canal do Youtube da Educação.

>> Assista à abertura aqui

>> Baixe a programação completa

O secretário da Educação Jerônimo Rodrigues destacou o programa Ciência da Escola, como forma de incentivar o protagonismo científico juvenil. “Estamos aqui para quebrar o paradigma de que a iniciação científica é feita apenas nas universidades. Quando o estudante chega no nível superior já com essa base, seus índices e aproveitamentos são melhores, ajudando, não só a sua carreira, como também o desenvolvimento das próprias universidades com pesquisas mais consistentes. Foi um ano muito difícil, mas também consolidamos programas importantes como o Vale-Alimentação, Dignidade Menstrual, Bolsa Presença e aproximadamente 150 novas escolas que estão sendo construídas. Não é só obra e cimento, queremos um espaço de desenvolvimento pleno dos estudantes e também para todos os servidores com formações e condições adequadas para as atividades”.

A estudante Naylane de Azevedo Matos, do Complexo Integrado de Educação de Caetité, apresentou um projeto com a colega Sarah de Matos, sobre a implementação de sistemas de resfriamento evaporativo nas escolas, orientado pela professora Maria de Lourdes Araújo. “Faço o 1º ano do Ensino Médio e esse é o nosso primeiro projeto. Realizar não foi fácil, principalmente por conta da pandemia, mas nossos colegas, professores e toda a comunidade escolar sempre estiveram dispostos a ajudar. Tive contato com educadores comprometidos com a educação e cresci como pesquisadora. Poder compartilhar com vocês a nossa pesquisa, nos deixa orgulhosos e emocionados”.

A abertura contou também com a apresentação musical do grupo Sol Maior, do Colégio Estadual Lomanto Júnior; a mostra dos projetos “Eu sou Sócia da Coelba?”, das estudantes Áquila de Souza e Irys Aparecida, do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier de Palmeiras; e a “Produção de inseticida a partir da folha da mandioca”, realizado pelos estudantes Iran Pereira, Diogo Oliveira e Ayla Silva, orientados por Margarete Correia, do Centro Estadual de Educação Profissional de Gestão  e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus.  No primeiro dia das atividades, o professor Gaudêncio Frigotto ministrou uma palestrou sobre a formação integral e integrada dos jovens do Ensino Médio na perspectiva da iniciação científica.

Participaram ainda da atividade, Adélia Pinheiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado; Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres do Estado; Emerson Garcia, representando a secretária de Saúde Tereza Cristina Paim; Cybele Amado, diretora do Instituto Anísio Teixeira; o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza; e Marcius Gomes,  coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC; dentre outras autoridades.

A programação da FECIBA continua com palestras, apresentações culturais, avaliação e certificação de projetos. De 14 a 17, pela manhã, será transmitida pelo canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira e, no período da tarde, pelo Canal do Youtube do Centro Juvenil de Ciência e Cultura. Acesse a programação completa aqui.