Estudantes da rede estadual participam das culminâncias escolares de projetos artísticos e culturais

Os projetos artísticos e culturais desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia estão na fase das culminâncias escolares. Até o dia primeiro de agosto, os estudantes da rede estadual se dedicam, além dos conteúdos das demais disciplinas do currículo, às experiências criativas nas áreas de música, com o projeto Festival Anual da Canção Estudantil (Face), artes visuais, com o Artes Visuais Estudantis (AVE), literatura, que está ligada ao Tempos de Arte Literária (TAL), audiovisual e arte fílmica, com o Produção de Vídeos Estudantis (Prove), patrimônio, com o projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) e às atividades de dança, uma novidade para a rede estadual em 2014.  Os projetos movimentam mais de 900 mil estudantes.

“As escolas estão envolvidas com festivais, saraus e mostras que envolvem todos os projetos. E esta fase, desenvolvida nas próprias unidades, é de grande importância, pois ela constitui a fonte de criação. Estes projetos de políticas culturais são feitos com a juventude. Os estudantes são os sujeitos artísticos destas iniciativas da Secretaria da Educação, que promovem a estetização não apenas nas escolas, como da vida estudantil. As culminâncias dão visibilidade a tudo isso”, disse Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação.

Entre agosto e setembro, os selecionados nesta fase escolar participam da pré-seleção para as culminâncias regionais, que acontecem em todas as 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). Os escolhidos na fase regional passam por pré-seleção e cursos preparatórios em Salvador, e apresentam os trabalhos na fase estadual, que acontece no Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, programado para final de outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova, que reúne, além dos projetos artísticos e culturais, criações nas áreas científicas e esportivas.

Entusiasmo – Nas escolas, o clima é de expectativa e entusiasmo por parte dos estudantes. “Esta é a primeira vez que participo, e escolhi me dedicar ao Artes Visuais Estudantis. Sempre gostei de desenhar, e acho que é uma grande oportunidade de aprender e, também, de mostrar o meu talento. O meu desenho tem o título Angel, e passa a ideia de um homem pensando e uma mulher recitando. Quero despertar esta sensação nas pessoas”, disse Igor Henrique da Silva, 17 anos, aluno do 3º ano do Colégio Estadual Padre Henrique Alves Borges, localizado em Feira de Santana.