Estudantes da rede estadual têm aula de Geografia pelo projeto ENEM 100%

Palavras-chave:

Geografia foi o foco do aulão virtual do projeto ENEM 100%, desta terça-feira (3). A aula, conduzida pelo professor da rede estadual, Engeberto Apolinário, mais conhecido por Popó, teve como tema “A atividade agropecuária no mundo”, com ênfase nas várias formas de produção em escala global. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), com transmissão ao vivo na página do Youtube "Educação Bahia", a atividade on-line visa auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para conferir a playlist das lives já realizadas, acesse: https://bit.ly/3252wft.

Durante a aula, o professor Popó abordou questões como diferentes formas de sistemas agrícolas na produtividade; transformações no campo a partir da Revolução Verde; alta produção e insegurança alimentar; questão fundiária; violência no campo; e impactos das atividades agropecuárias no meio ambiente. O educador lembrou que é importante os estudantes se atentarem para os conteúdos mais recorrentes, como globalização, agropecuária, cidadania e direitos humanos, população, comércio, indústria, transportes, problemas ambientais e cartografia. “Aconselho que revisem as provas anteriores, estabelecendo horário de início e término, para simular o dia da prova do ENEM; façam leituras relacionadas aos direitos humanos, como racismo, sistema prisional e feminicídio; e valorizem o sono, os exercícios aeróbicos e a alimentação”.

A estudante Juliana da Hora, 18, 3º ano do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado nos Barris, em Salvador, falou sobre o papel que o ENEM 100% tem tido no seu processo de preparação para o exame. “Este projeto é de grande ajuda a muitos estudantes. Com a ajuda do ENEM 100% consegui me reorganizar e estou conseguindo me preparar. Tenho acompanhado as aulas sempre que posso e pude ver e aprender conteúdos importantes que são necessários para realizar uma boa prova”, contou Juliana, que é diretora de Comunicação da Associação de Grêmios Estudantis de Salvador (AGES) e pretende fazer o ENEM para Administração ou Ciências Políticas.

Ferramentas de estudo – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, e prosseguem até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, há também uma apostila por aula e a programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra ferramenta de estudo é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA). Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

Notícias Relacionadas