Estudantes da rede estadual visitam o TRE e conhecem as etapas de um processo eleitoral

Faltando menos de uma semana para as eleições, 26 estudantes do Colégio Estadual Daniel Lisboa, localizado no bairro Pau da Lima, em Salvador, participaram de uma visita guiada à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A ação foi realizada com o intuito de despertar o interesse dos estudantes para o processo eleitoral e estimular o voto cidadão.

Durante a visita, os jovens, alunos do 9º ano do ensino fundamental, conheceram as instalações do TRE, assistiram a palestras com projeção de vídeo e receberam, ainda, uma cartilha educativa sobre os temas abordados. “Os estudantes conheceram todo o processo da eleição, desde a inscrição dos candidatos até a apuração dos votos, incluindo uma simulação de eleição. Foi uma verdadeira formação de um eleitor consciente. Um eleitor que questiona e que vai escolher melhor o seu candidato no futuro”, contou a professora de língua portuguesa, Lídia Carlos, que acompanhou os estudantes.

Para o estudante Jeiel Sousa, 15 anos, a visita foi uma oportunidade de adquirir um conhecimento que pode ser multiplicado na escola e na comunidade. “Nós aprendemos muitas coisas sobre o processo eleitoral e esse é um conhecimento que a gente pode passar para as outras pessoas”. Sua colega Michele de Souza Dias acrescentou, “quando chegar a hora de votar, esse conhecimento vai me ajudar a prestar mais atenção às propostas dos candidatos, a pesquisar mais e saber o que ele já fez para avaliar se merece o meu voto”.

As ações do TRE, apoiadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia,  fazem parte do Projeto Eleitor do Futuro, voltado para crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos. O objetivo é discutir o papel do jovem como cidadão na comunidade e na sociedade a que pertence, a  partir do voto, segundo explica Adriana Passos, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia. “O que pretendemos é promover a educação para a cidadania”, ressalta.

Atividades - Nesta quinta-feira (02/10), haverá uma simulação da eleição, com candidatos fictícios, no Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado na Pituba, com a utilização de uma urna eletrônica. A atividade está programada para 9h e inclui palestras no auditório da unidade escolar.