Estudantes de Juazeiro estudam legado de Anísio Teixeira no projeto Papo de quinta

Para os estudantes do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), localizado em Juazeiro, toda quinta-feira, às 19h, é dia de debater temas diversos e adquirir novos conhecimentos. A iniciativa faz parte do projeto "Papo de quinta", no qual os professores promovem lives na página do Instagram (@papodequintacodefas), com o objetivo de estimular o aprendizado dos estudantes e promover uma maior aproximação e interação durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus. Nesta quinta-feira (16), o tema debatido foi:  "Os 120 anos de Anísio Teixeira e sua proposta para uma educação nova”, com  o intuito de homenagear o grande educador baiano.

Segundo o diretor Charles Jean Pereira, o projeto tem tido uma resposta "muito positiva" e surgiu a partir da demanda do grupo de professores de Ciências Humanas para dialogar mais diretamente com os estudantes e a comunidade, durante o afastamento social. "A pandemia fechou os prédios das escolas, mas abriu uma escola em cada casa. Precisamos, enquanto escola, chegar até os nossos estudantes que, neste momento tão tenso da história da humanidade, não podem ficar dispersos e sem uma orientação sobre temas que são de suma importância para a sua formação humana. Utilizar a internet como recurso para estreitar esta relação e qualificar o debate, através de temas relevantes, é nosso maior objetivo, contribuindo também com a saúde mental dos nossos educandos".

A estudante Clarisse Andrade, 17, 3° ano, disse que gostou muito da proposta do projeto, pois está ampliando os seus conhecimentos sobre diferentes temas da atualidade. “O Papo de Quinta veio como uma oportunidade de acrescentar informações úteis em meio à pandemia. Cada edição traz assuntos atuais e de muita importância, a exemplo do tema ‘Vidas negras importam’, que repercutiu muito e de um jeito leve e dinâmico”.

Suspensão das aulas - As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas a partir da elaboração de um novo calendário escolar.