Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Estudantes de Vitória da Conquista participam de maratona de experiências inovadoras com dados da NASA
Estudantes de Vitória da Conquista participam de maratona de experiências inovadoras com dados da NASA
Publicado em seg, 06/06/2022 - 14:44 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Os estudantes participaram de uma trilha educativa transmitida no YouTube chamada “Space Terra Talks”. Com a participação de 99 estudantes e 23 equipes, o evento reuniu seis unidades de ensino do território. As equipes vencedoras poderão participar do Hackathon, NASA Space Apps Challenge 5, edição de Salvador, previsto para setembro deste ano. Em maio, o evento aconteceu em Amargosa e teve a participação de 24 equipes do Colégio Estadual Pedro Calmon.
A equipe Interdimensional, do Colégio Estadual José Sá Nunes, foi a vencedora da competição. Formada pelo professor Renato Lima Pereira e os estudantes Ângelo Gabriel Amorim Oliveira, Daniel da Silva Pimentel, Gabriel Sousa Alves e Luan Henrique Sousa Viana, a equipe cumpriu o desafio "Espaço", criando uma proposta de pesquisa para uma base lunar, que serviria como apoio para enviar um foguete até Marte. Os estudantes propuseram o desenvolvimento de um projeto de um foguete nuclear que, ao chegar no planeta, liberaria dois robôs: um de escavação e outro de coleta, enviando esse material para a Terra pelo mesmo foguete.
Para Ângelo Gabriel, 16, 1º do Ensino Médio, participar do evento, bem como sair como um dos vencedores, foi gratificante. “O evento foi
A vice-diretora do CJCC, Elmara Souza, destacou a importância do momento e explicou como funciona a competição. “As equipes escolhem entre os desafios "Terra" ou "Espaço". Este último é como decolar da Terra, chegar à órbita da Lua, vencer os obstáculos e pousar em Marte para coletar amostras. Já o desafio "Terra" é como estragar menos o planeta. Os participantes têm acesso a vídeos/talks antes do evento para conhecer um pouco sobre os desafios, ouvir especialistas sobre o tema, entender como utilizar a metodologia Canvas e fazer um Pitch. Durante a maratona, as equipes escolhem o desafio, estudam o problema, acessam dados abertos da NASA e outros sites e propõem soluções criativas para o problema. A aprendizagem é enorme, os estudantes precisam estudar bastante, fazer pesquisas, refletir sobre o problema para propor soluções criativas, inovadoras e viáveis”.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria da Educação e Instituto Ânima lançam pós-graduação em Educação Contemporânea
-
Após mais de duas décadas de rede estadual, entusiasmo com o ofício é o mesmo para professora Jancy Nery
-
Estudantes de Araci utilizam amoreira para desenvolver absorventes biodegradáveis
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Encontro formativo Assédio Zero chega a Serrinha
-
Estudantes de Salvador e Ribeira do Pombal são premiados na Fenecit 2024, em Recife
-
Secretaria lança edital para seleção interna de educadores