Estudantes do Colégio Estadual Almirante Barroso participam de atividades culturais e científicas

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Os estudantes do Colégio Estadual Almirante Barroso, localizado no bairro de Paripe, em Salvador, estão participando, de hoje (22), até esta quarta-feira (24), de diversas atividades como exposições, seminários, debates, apresentações musicais, desfiles, workshops, oficinas e mostras cientificas. Trata-se da culminância do projeto interdisciplinar ‘Cultura, diversidade e pesquisa’, que é realizado há oito anos na unidade escolar com o objetivo de tornar o aprendizado das disciplinas ainda mais dinâmico. Outro destaque é o projeto ‘Empreendedorismo’, protagonizado pelos estudantes do turno noturno e que está sendo realizado paralelamente com atividades relacionadas à temática.
 
Para a professora de Química, Alessandra Cerqueira, o projeto contribui muito para o rendimento dos estudantes. “Fizemos o levantamento teórico dos conteúdos e temas trabalhados e, a partir disso, fomos para a parte prática e desenvolvemos o subprojeto ‘Química dos aromas’, no qual os estudantes aprenderam a produzir sabão a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha usado, além de detergente líquido, sabonetes, velas aromáticas, aromatizadores e outros produtos que seguem em exposição no nosso estande no evento”, explicou a educadora.
 
O estudante Gabriel de Souza, 18, 3° ano, disse que gostou muito da ideia do projeto. “Com esta metodologia teórica aplicada de forma prática tivemos a oportunidade de aprender os assuntos de forma mais rápida e divertida e, isso, refletiu no nosso aprendizado, pois melhoramos nossas notas”, afirmou.
Já Talita Souza da Paixão, 17, 3° ano, está apresentando uma exposição de fotos que retratam as mulheres negras nas exatas. “O objetivo é trazer à tona a discussão sobre onde as mulheres negras estão atuando e da necessidade delas ocuparem outros espaços. Além disso, abordamos a discriminação da mulher negra na sociedade através das fotos apresentadas”, disse a estudante.
 
A programação dos demais dias do evento inclui a apresentação dos seguintes projetos: ‘Geometria e suas aplicações’; ‘Belezas no subúrbio’; ‘Jogos educativos’; ‘Jogos matemáticos’; ‘Experimentos da vida’, ‘Lixo e reciclagem’, ‘Esporte e gênero’; ‘Ciência forense’; ‘Pontos históricos e turísticos de Paripe’, dentre outros.

Notícias Relacionadas