Estudantes do Colégio Estadual Padre Palmeira realizam o III Festival Intercultural de Corais

Estimular o aprendizado de língua estrangeira através da música. É com esta proposta que os estudantes do Colégio Estadual Padre Palmeira realizam o III Festival Intercultural de Corais. O evento, que acontece neste sábado, às 13h30, na área externa da unidade, localizada no bairro de Mussurunga, em Salvador, é a culminância da pesquisa sobre os 21 países que têm o espanhol como língua oficial, sendo que sete fazem fronteira com o Brasil. Com a participação de toda a comunidade escolar, o projeto apresenta, de forma lúdica, a importância de se adquirir um segundo idioma no processo de construção do conhecimento.

“A música pode gerar ambientes lúdicos, interativos e divertidos ao mesmo tempo em que possibilita a interiorização de estruturas linguísticas. Trata-se de um elemento fundamental para motivar os estudantes em quase todas as áreas de estudo, potencializando as habilidades de aprendizagem: a leitura e as compreensões auditiva, oral, de leitura e de escrita”, justifica o diretor Flávio Oliveira. No festival, os alunos irão apresentar um coral performático, envolvendo música e dança, resultado das pesquisas sobre os países de língua espanhola, em seus aspectos culturais, sociais e históricos.

O gestor explica que os alunos são avaliados durante o evento, de acordo com o domínio da língua estrangeira, a musicalidade, a coreografia e o figurino, sempre focando na pluralidade cultural. Além da professora de língua espanhola, Joseli Querino, estão na coordenação do festival os professores Eduardo Pitta, Eval Rodrigo e Andréia Carvalho.

Incentivado pela Lei nº 11.161/2005, que estabelece a obrigatoriedade do idioma latino no ensino médio, o Colégio Estadual Padre Palmeira oferece o espanhol na sua matriz curricular desde 2009. “Os estudantes podem utilizar o seu aprendizado como meio de comunicação nos negócios, nos estudos, no turismo, nas ciências e na tecnologia”, pontua o gestor.