Estudantes do Odorico Tavares promovem debates sobre diversidade

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 
Os vários espaços do Colégio Estadual Odorico Tavares, em Salvador, ficaram lotados para uma série de atividades sobre a diversidade. A programação, que fez parte do “Sábado Letivo de Ciências Humanas” (18/07), contou com a participação de especialistas que abordaram temas como prevenção à saúde, respeito às diferenças e exercício da cidadania.
 
Profissionais como psicólogo, sociólogo e advogado trabalharam as temáticas de forma interdisciplinar relacionadas a públicos diversos, a exemplo da Lei Maria da Penha e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A capitã da Polícia Militar, Handria Inandy, falou sobre a violência contra a mulher, já a professora Maria Salete abordou sexualidade e gênero. A aluna Brenda Cruz falou sobre a homofobia.

“Nós podemos aprender com as diferenças de cada um, aceitar e respeitar as minorias”, Igor França, estudante

O estudante e coordenador dos líderes de sala, Igor França, 17, afirmou que as atividades foram promovidas para conscientizar os alunos sobre a diversidade.  Ele explica que as atividades trabalharam a consciência social ao provocar uma reflexão sobre os temas tratados. “Nós podemos aprender com as diferenças de cada um, aceitar e respeitar as minorias”, disse.

 

 

 

Segundo a vice-diretora da unidade escolar, Cássia Matos, esse trabalho foi uma construção coletiva entre estudantes e professores da área de humanas, que discutiram, ao longo da unidade, a diversidade e seus múltiplos aspectos. “O objetivo é refletir sobre os preconceitos e, essencialmente, formar novos conceitos na construção de uma sociedade mais justa. Sempre proporcionamos aos nossos estudantes contatos com outras realidades, abordagens e aprendizagens, tendo eles como protagonistas do seu conhecimento, sendo e tendo posturas cidadãs“, explicou.
 
Ao final das palestras, os estudantes debateram e tiraram suas dúvidas. Além disso, o núcleo musical do colégio realizou apresentações culturais.

 

 

Notícias Relacionadas