Estudantes inauguram rádio escolar e outros projetos ligados ao Programa Inova Escola

Os estudantes do Colégio Estadual Norma Ribeiro, localizado no bairro de Arenoso, em Salvador, apresentaram, nesta terça-feira (14), a mostra final dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo e a culminância dos projetos ligados ao Inova Escola, programa implantado há um ano e meio na unidade, por meio da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e da Fundação Telefônica Vivo. O programa tem como objetivo promover inovações pedagógicas, por meio do uso da tecnologia, e mudanças estruturais na escola. Durante a programação do “Demoday”, como foi batizado o evento, houve a inauguração da rádio escolar e a reinauguração da biblioteca, além de exposição de fotos, encenações teatrais e apresentações de dança.

Foram apresentados 18 projetos realizados nas oficinas do Inova Escola: “Cultura Digital”, “Pense Grande” (formação voltada para empreendedorismo de impacto social), “Comunicação e Tecnologia”, sendo que esta última culminou na criação da rádio do colégio, inaugurada durante o “Demoday”. O estudante Luã dos Santos Silva, 16, 2º ano, eleito presidente do grêmio estudantil recém-criado, destacou que a transformação estrutural e pedagógica que o colégio está passando é a concretização de sonhos. “Sonhávamos, por exemplo, em implantar o grêmio, que foi legitimado a partir do trabalho que já desenvolvíamos na escola e foi reconhecido. Agora, temos a responsabilidade de agregar toda a comunidade escolar em prol da escola”.

Destaque para o projeto de xadrez na modalidade pedagógica. O professor de Matemática e Física, Hugo Machado, explicou o objetivo da iniciativa. “Nossa intenção não é apenas ganhar partidas, mas atrair os estudantes para que desenvolvam algumas habilidades como concentração, raciocínio lógico e disciplina, que refletem no aprendizado da Matemática. O Inova tem ajudado muito a escola no sentido de buscar despertar nos professores novas formas de ensinar, fugindo da forma tradicional. O aluno do século XXI recebe muitas informações, então não conseguimos prendê-lo à aula somente com os métodos tradicionais. Temos que inovar, fazendo com que ele seja protagonista do seu processo de aprendizagem”.

O coordenador de Projetos de Educação na Secretaria de Educação, Renê Pimentel, ressaltou a importância da parceria com o Inova Escola. “O programa da Fundação Telefônica Vivo tem uma aderência com a estratégia proposta pela Secretaria, que é melhorar a relação ensino e aprendizagem, considerando a sala de aula do século XXI e as características territoriais. Traz pedagogia e tecnologia e nós, da Secretaria da Educação, tivemos a oportunidade de melhorar a infraestrutura da escola. Este somatório leva ao nosso maior objetivo que é melhorar a Educação. Como professor, quando vejo os estudantes motivados, apresentando seus projetos, como foi hoje, percebo que eles começam a gostar ainda mais da escola e a se aproximar mais do professor. A tecnologia, no caso, chega para ajudar essa relação e potencializar o aprendizado”.

Representando a parceira local da Fundação Telefônica Vivo, Carla Aragão também destacou os frutos do trabalho no Colégio Estadual Norma Ribeiro, uma das oito unidades em todo o Brasil contempladas pelo programa. “O Inova Escola é um projeto focado na ideia de experimentar, de mexer com as escolas que estão disponíveis a promover um processo de transformação na sua gestão, na sua prática pedagógica, no seu modelo de participação dos estudantes. O colégio conquistou a vaga e o Inova veio lançar luzes sobre coisas que já estavam aqui”, disse. Além da reforma física priorizada pela Secretaria da Educação, completou, foi promovida a formação de professores para o aperfeiçoamento não só no uso de tecnologias, mas na compreensão do que é dar aulas no século XXI. “A ideia é, no final do ano, lançarmos um e-book digital onde as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, em parceria com a Fundação, sejam socializadas para outras escolas”, disse Carla.