Estudantes irão auxiliar moradores de áreas carentes em Salvador

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Os estudantes dos cursos técnicos do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (Ceep), no bairro de Nazaré, em Salvador, irão auxiliar moradores de áreas carentes, principalmente os que moram em áreas de risco. Os futuros técnicos em Edificações, Desenho em Construção Civil, Administração e Logística irão dar suporte técnico as pessoas que possuem imóveis em condições precárias e que não podem contratar um arquiteto ou engenheiro. As ações serão realizadas por meio do Projeto Intersocial, cujo espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (06/08), na unidade de ensino, e servirão como estágio para os estudantes.

"Os futuros profissionais darão suporte técnico a pessoas carentes que possuem um imóvel em condições precárias", Valmor Castro da Silva, vice-diretor do Ceep

De acordo com o vice-diretor do Ceep, Valmor Castro da Silva, o estágio promovido pelo projeto, além de aliar teoria e prática, permitirá que os alunos façam intervenções sociais nas comunidades, aprendendo o valor social das futuras profissões. A ideia é a de que eles auxiliem, por meio dos conhecimentos adquiridos nos cursos, alguns moradores na construção de suas casas e na regularização fundiária frente aos órgãos públicos. “Orientados por professores das diversas áreas e articuladores de estágio, os futuros profissionais darão suporte técnico a pessoas carentes que possuem um imóvel em condições precárias e que não podem contratar um arquiteto, engenheiro e decorador”, revela.

Segundo Valmor Silva, a escolha das famílias será realizada a partir de seleção feita por profissionais da equipe de trabalho, constituída de estudantes e professores. Além disso, ele ressalta que, “com a prática do estágio, os alunos poderão concluir os cursos, tirar o registro profissional e conquistar o acesso ao mundo do trabalho, pois haverá o reconhecimento das habilidades e competências adquiridas durante o processo formativo”, explica.

O estudante do curso técnico em Edificações, Matheus de Almeida Santos, 18 anos, destaca que o projeto dará mais condições para a realização do estágio por ser indispensável para a conclusão do curso. “O contato direto com o público será importante para colocar o nosso conhecimento em prática”, afirma.