Estudantes participam de atividades do Novembro Negro

Fotos: acervo pessoal

As unidades escolares da rede estadual de ensino do interior do Estado também estão promovendo diversas atividades alusivas ao “Novembro Negro”, mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20). Uma delas é o Centro Territorial de Educação Profissional do Velho Chico (CETEP), localizado em Ibotirama (665 km de Salvador), que realiza nesta quinta-feira (10), e nos dias 17 e 18 de novembro, atividades como pinturas no muro do Centro, seminários sobre países africanos, desfile com casais caracterizados com roupas africanas, mobilização em redes sociais, apresentações culturais e premiações.

Segundo o professor de História e Geografia, Silas Sebastião Amorim, que é responsável pela iniciativa, a programação foi pensada com o foco na aprendizagem e protagonismo dos estudantes. “É essencial que os estudantes contextualizem a temática com os conteúdos abordados nas aulas de forma interdisciplinar. Além disso, as atividades despertam valores como solidariedade, união e cidadania através de intervenções sociais”, destaca o educador.

O estudante presidente do grêmio estudantil, Isac Gomes Silva, 17, do curso técnico de nível médio em Administração, está entusiasmado com a atividade. “Para dar um novo visual ao CETEP, estamos pintando o muro externo com desenhos que evidenciam a beleza da mulher negra. Também estamos arrecadamos alimentos para distribuir cestas básicas para pessoas carentes da comunidade, exercitando nosso espírito de solidariedade”, diz o estudante sobre a função social da iniciativa.

Seu colega de curso, Thiago Santana, 17, acredita que “abordar a cultura afrodescendente no meio escolar é muito importante porque aprendemos sobre a história e tradições de países africanos como Angola, República do Congo e outros. Isso nos traz uma reflexão sobre a importância da representatividade e da identidade do povo negro”, ressalta.

Programação
Na próxima quinta-feira (17), a partir das 8h, acontecerá um seminário no qual cada turma representará um país africano e os estudantes vão abordar aspectos históricos, culturais e sociais de cada nação, além de um desfile com casais caracterizados como porta-bandeira. Já às 19h, na noite cultural, os estudantes do turno noturno vão conferir apresentações de músicos e poetas ibotiranenses.

A culminância acontece na sexta-feira (18), às 8h, e contará com expressões artísticas, contagem das cestas básicas, premiações do casal com maior número de curtidas na página do Facebook do CETEP e da melhor pintura do muro. Outro destaque será o sorteio de um tablet doado por um parceiro da unidade de ensino.