Estudantes participam de oficina sobre saúde e bem-estar com profissionais da SEC

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, continua realizando uma série de oficinas nas escolas estaduais sobre diferentes temas, com a participação de profissionais da Saúde do quadro técnico do programa. Nesta segunda-feira (4), os estudantes do Colégio Estadual Professor Nelson Barros, localizado em Salvador, participaram de uma oficina com o tema “Saúde e bem-estar”, seguindo todos os protocolos de biossegurança recomendados.

O psicólogo Thaiê Boaventura afirmou que as oficinas são importantes para a promoção da saúde mental. “As temáticas 'Autocuidado institucional versus saúde mental' tem como intuito informar para prevenir os impactos acometidos pelo adoecimento psíquico, com ênfase à ansiedade e à depressão, que continuam sendo decorrentes nas instituições. Através da Psicologia e da equipe multidisciplinar, trazemos reflexões e conscientização e, assim, traçamos e criamos estratégicas de ressignificação para reduzir os transtornos psíquicos aos serviços públicos e alunos”.

A estudante Grazielle de Oliveira, 13, 8º ano, falou sobre sua experiência com a oficina. “Foi uma atividade muito interessante para a gente poder se conhecer mais e entender os sentimentos das outras pessoas. Uma das informações que me chamaram a atenção foi que o doce em excesso pode prejudicar a nossa saúde física e mental”.

A colega de turma de Grazielle, Raiane Vitória de Jesus, 13, também aprovou a realização da atividade no colégio. “É uma oficina muito necessária, pois discutimos sobre autoconhecimento e a importância de cuidar mais da nossa saúde física e mental”, afirmou.

A nutricionista Larissa Cordeiro abordou os benefícios da alimentação saudável. “Diante de todos os fatos que foram apresentados, afirmamos que uma alimentação adequada é de suma importância na prevenção e no tratamento de transtornos mentais, atuando especialmente nas vertentes sensoriais e,  consequentemente, trará uma série de benefícios em aspectos clínicos e nutricionais”, comentou.

Programação – Nesta terça-feira (5), às 10h40, será realizada uma oficina com o tema “Autoestima e lidando com a ansiedade” com os estudantes do Colégio Estadual João Cardoso dos Santos, em Valença e uma roda de conversa sobre Bullying, às 9h30, no Colégio Estadual General Osório, em Itabuna. Já na quarta-feira (6), às 8h, os estudantes do Colégio Estadual Eduardo Baiana, em Salvador, irão participar de uma oficina sobre “Autocuidado e saúde mental” e a comunidade escolar do Colégio Estadual Cidade de Candeias, em Candeias, participarão, às 9h, de uma oficina com o tema “Violência escolar – participação da ronda escolar”.