Estudantes participam de oficinas sobre a arte da fotografia

Uma viagem pelo mundo da fotografia, envolvendo teoria, prática e exposição das imagens produzidas. A experiência está sendo vivida pelos estudantes do Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira, em Lauro de Freitas, por meio do PhotoTruck. Trata-se de um projeto itinerante constituído de um caminhão transformado em um espaço lúdico de educação e cultura. Realizada pela CCR Metrô Bahia (concessionária responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a atividade tem o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes a sensibilização do olhar, divulgando a fotografia como instrumento de expressão social e da diversidade cultural.

Entusiasmados com o caminhão estacionado, nesta quarta-feira (18), na proximidade da escola, os alunos participaram de uma oficina que inspira um olhar reflexivo sobre o mundo, a partir de técnicas fotográficas apresentadas através de uma câmara escura gigante, instalada no PhotoTruck. Brenda Santos, 18, 3º ano, ficou entusiasmada com a atividade. “Fiquei encantada. Aprendi a fazer o enquadramento e o alinhamento da foto; a focar a imagem; e a trabalhar com a luz. Valeu muito a experiência, quero dar continuidade a esse aprendizado”. A colega Maria Helena Souza, 18, ficou igualmente envolvida. “O PhotoTruck me trouxe importantes conhecimentos, a exemplo de como ter um olhar mais apurado para o que está à minha volta. Quero me dedicar à essa arte porque é algo que me interesso muito. Gostei muito da oportunidade de ter participado do workshop”, revela a estudante.

Ferramenta pedagógica - À frente da organização da ação no colégio, o professor de História, Paulo César Pinheiro, explica que a culminância do trabalho se dará com uma exposição fotográfica do material desenvolvido pelos alunos durante as oficinas, na quinta-feira (19). “A empolgação dos estudantes foi contagiante. Eles se despertaram para a arte fotográfica e isto promove consciência e desenvolvimento social e artístico”, comemora. Ele destaca, ainda, que a temática será utilizada como ferramenta pedagógica nas aulas regulares, a partir do material didático que os professores receberam pelo projeto.

O diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença, fala sobre a opção de formação cultural para crianças e adolescentes a que se propõe o PhotoTruck: “Temas de interesse público são trabalhados com alunos e professores nas escolas a partir de um programa educativo, que visa difundir a fotografia como instrumento de expressão social, valorizando a diversidade cultural. O olhar sem pressa da câmera toma lugar dos selfies instantâneos, possibilitando uma reflexão do mundo ao redor a partir da linguagem fotográfica”.

Agenda - O Photo Tchuck já passou pelo Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira. Nos dias 25 e 26 de abril a ação será levada ao Colégio Estadual Bartolomeu Gusmão, em Lauro de Freitas, e nos dias 26 e 27 de abril está nos Colégio Estadual Roberto Santos, no Cabula.

Audiovisuais nas escolas - Outras iniciativas também são adotadas pela Secretaria da Educação do Estado para despertar o interesse dos estudantes pela fotografia, a exemplo das oficinas relacionadas ao tema oferecidas nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC). O audiovisual, por sua vez, encontra destaque nas escolas por meio do projeto Produção de Vídeos Estudantil (PROVE). Utilizando recursos tecnológicos como celulares, câmeras fotográficas ou filmadoras, os estudantes mostram as suas percepções de mundo ao retratarem temas cotidianos através da linguagem audiovisual em  curtas metragens com até cinco minutos de duração. Na execução dos vídeos os estudantes de dividem nas atividades como filmagem, direção, edição, roteiro, atuação e produção.