Estudantes participam de projeto de turismo para conhecer melhor bairro onde moram

Foto: acervo pessoal

Estudantes do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro (CEMAB), no bairro de Pernambués, puderam conhecer melhor o lugar que convivem. O Projeto Turismo no Bairro, desenvolvido em parceria com escolas estaduais e estudantes do curso de Turismo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), promove oficinas de agenciamento, guiamento, gastronomia, hospedagem comunitária e roteirização com os envolvidos no projeto. Como resultado do projeto, os estudantes elaboraram no colégio, uma exposição de fotos, apresentações de dança e um livro de receitas.

Para participar do projeto, os interessados se inscreveram nas oficinas e, aos finais de semana, fizeram visitações nos lugares indicados. “Em Pernambués, eles conheceram sorveterias, o Centro Social Urbano, a rádio, igrejas, supermercados e a própria história do colégio, que muitos desconheciam”, informa a diretora da unidade, Andreia Passos, acrescentando que o projeto existe desde 2011. “Este projeto, a cada ano, vem conquistando novos parceiros. Além da possibilidade de conhecerem melhor o bairro de Pernambués, o projeto também ajuda na escolha da profissão”, declarou.

A estudante Ludimila Cerqueira, 2º ano do Ensino Médio, destaca que conhecer o bairro de Pernambués foi uma grande descoberta. “O projeto me possibilitou conhecer lugares no meu bairro que não conhecia, conhecer a história do bairro e do colégio, e de enxergar a beleza do lugar a partir dessas grandes histórias”, resumiu.