Estudantes participam de Virada Cultural no Colégio Estadual Vitor Soares

foto: Arquivo pessoal

Poesia, teatro e muita música são as engrenagens que movimentam a Virada Cultural do Colégio Estadual Vitor Soares, no bairro da Ribeira, em Salvador. O evento, que acontece nesta quinta-feira (29/10), durante todo o dia, faz parte das comemorações pelo Dia Nacional do Livro, que busca incentivar os mais de 1500 estudantes da unidade à prática da leitura.

“Estou gostando muito de poder assistir às apresentações, principalmente de música, pois podemos acompanhar cantando”, diz o estudante do 6º ano, David Almeida, 12 anos. Sua colega do 8º ano, Mayara Luiza, 14, também mostrou bastante entusiasmo “O pessoal está muito animado, por ser uma forma diferente de aprender. As declamações em sala de aula estão sendo muito bacanas”.

A Virada Cultural também deu oportunidades aos alunos de mostrarem seus talentos. O estudante do 7º ano, Eleilton Pereira, 13 anos, recitou a poesia ‘A Vida’. “O meu primeiro contato com a literatura foi na escola, com meus professores. E agora, ter a oportunidade de poder mostrar meu trabalho para todos os meus colegas é motivador”. Além dos alunos poetas, o evento contou com apresentações musicais com dez violonistas, repentistas e declamação de cordéis.

O diretor do Colégio Estadual Vitor Soares, Ivan Pedreira, destaca que essas ações aproximam o estudante da literatura, melhorando sua interpretação e escrita. “Isso motiva o aluno também nos estudos e no uso do material didático, assim como em provas de português e redação. Sem contar que o conhecimento contribui em toda a sua vida social”.