Estudantes vivenciam práticas das futuras profissões em feira do empreendedor

Foto: arquivo pessoal

Vivenciar o que se estuda em sala de aula. Foi com este objetivo que os estudantes dos cursos técnicos de nível médio, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão de Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito (Ceep), localizado no bairro da Lapinha, em Salvador, realizaram a I Feira do Aluno Empreendedor. A atividade aconteceu nesta terça-feira à noite (28/07), na unidade de ensino. Os alunos dos cursos técnicos em Recursos Humanos, Secretariado Escolar, Logística, Contabilidade, Transações Imobiliárias e em Administração apresentaram, nos stands, serviços e produtos relacionados às suas futuras profissões.

>> Saiba mais sobre Educação Profissional

Os estudantes do curso de Administração, por exemplo, mostraram planos de negócios ao simularem a administração de uma pizzaria. Eles entraram em contato com situações envolvendo fornecedores de mercadorias, levantamento de custos e lucros da empresa fictícia. Já o grupo de alunos do curso Técnico Imobiliário apresentou serviços como venda e aluguel de imóveis. Os futuros profissionais de Logística ofereceram o serviço de aluguel de roupas online, por meio da experimentação de uma loja virtual.

“A feira foi muito proveitosa em todos os segmentos, pois foram apresentadas temáticas interessantes", estudante Maria Luiza

A estudante Maria Luiza, do curso técnico em Recursos Humanos,  fala sobre a importância desse tipo de atividade. “A feira foi muito proveitosa em todos os segmentos, pois foram apresentadas temáticas interessantes, como marketing pessoal, postura, imagem, além de informações sobre estágio, elaboração de currículo e orientações referentes à Segurança do Trabalho”, afirmou.

Segundo a professora de empreendedorismo, Gildete Sodré de Britto, a atividade teve como objetivo proporcionar a interação entre teoria, práticas e experiências individuais e coletivas para despertar a visão empreendedora dos alunos nos segmentos de produtos e serviços. “Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar situações de trabalho ao oferecerem seus produtos e serviços, em uma atividade participativa voltada para o movimento escolar e social”, explicou a educadora.

Fotos: arquivo pessoal

>> Clique aqui e veja mais fotos

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Udnéia Braga, a feira foi criada para desenvolver nos estudantes conceitos como empreededorismo, plano estratégico, marketing, investimento e outros. “As práticas também darão suporte aos alunos que já desenvolvem alguma atividade autônoma, a continuar e fazer crescer o seu próprio negócio”, acredita.