Evento debate direitos humanos nas escolas estaduais

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, entre os dias 17 e 19 de outubro, em Salvador, o evento Diálogos Formativos – Educação em Direitos Humanos: combatendo o racismo, o sexismo e a homofobia na escola. O encontro vai contar com a participação de professores, gestores da rede estadual e representantes dos movimentos sociais, da Uneb e da Ufba, que vão discutir a implementação das temáticas no currículo escolar e, também, ações que visam combater o preconceito dentro e fora da escola, enfocando a diversidade.

A abertura acontece nesta quarta-feira (17/10), às 18h, no Hotel Vilamar, em Salvador, com a conferência da professora cearense Luma Andrade, doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e primeira travesti a obter o título acadêmico no Brasil. Luma Andrade também desenvolve coordenação pedagógica em iniciativas de diversidade na Secretaria da Educação do Ceará, no município de Russas. Participam do encontro, ainda, a doutora Daniela Auad, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e Rita Gomes do Nascimento, do Conselho Nacional de Educação, entre outros nomes.

O evento tem o objetivo central de discutir e elaborar proposições para a composição de um documento de referência que norteará as ações e as práticas pedagógicas nas unidades escolares da rede estadual da Bahia.

“Vamos definir uma estratégia de discussão e incorporação da diversidade na prática escolar, focando nas questões ligadas à raça, sexualidade e gênero. O encontro vai servir como embrião do programa de combate ao racismo, sexismo e homofobia nas escolas, que será lançado pela Secretaria no próximo ano. A iniciativa vai se desdobrar também em formação de professores em todas as Diretorias Regionais de Educação, envolvendo questões curriculares e comportamentais”, disse Amélia Maraux.

Programação – O evento terá, nos dias seguintes, mesas temáticas e grupos de trabalho, com a intenção de aprofundar o debate sobre as temáticas. Na quinta-feira (18/10), o foco vai ser direcionado para os marcos legais e a implementação da diversidade no currículo escolar, com a presença da doutora Rita Gomes do Nascimento, conhecida como Rita Potyguara (devido à sua etnia indígena), representante do Conselho Nacional de Educação, da doutora Alda Muniz Pepe, representante do Conselho Estadual de Educação, e da superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Amélia Maraux, entre outros nomes.

Veja a programação completa em nossa agenda!