Experiências de escolas sobre o Novembro Negro ganham destaque no Portal da Educação

O Portal da Educação dedica uma página para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A página temática batizada de Novembro Negro, cujo link pode ser acessado aqui, traz notícias referentes à data como fatos históricos e fotos. Um dos destaques são as experiências exitosas desenvolvidas nas unidades escolares da rede estadual durante todo o mês, como palestras, oficinas, desfiles, música e exposições que tratam de ações pedagógicas sobre o tema. A disponibilização e divulgação desses conteúdos visam reforçar o combate à discriminação e incentivar as discussões étnico-raciais na comunidade escolar.

Uma destas experiências apresentadas vem do Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos, com o projeto “O Conhecimento Construindo a Identidade Afro-brasileira”, que envolve atividades como apresentação de vídeos e documentários sobre a África, produção textual e pesquisas sobre personalidades e até mostra de dança afro.

Experiências exitosas
A experiência do Colégio Estadual de Taboquinhas também pode ser acessada. O projeto “África e Brasil: uma questão de identidade e valorização da cultura negra” adotou, entre outras metodologias, reflexões sobre reportagens jornalísticas e textos da atualidade que tratam do tema racismo no Brasil, leituras sobre questões como: o conceito de consciência negra;  história, vida e contribuição de Zumbi dos Palmares para o povo negro e o movimento negro no Brasil – luta e contribuição da Lei nº 7716/1989: lei contra o racismo. A “África do Sul: cultura, Nelson Mandela e a luta contra o apartheid” também foram estudados no projeto que contemplou, também, oficinas, recital de poesia e uma Feira Cultural África do Sul e Brasil.

O Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, em Amargosa, destaca o projeto Consciência Negra: diversidade e cultura. É mais um projeto que visa à efetivação da Lei nº 10.639/03 em toda a rede estadual de educação.  A Lei Federal completou 10 anos e torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no currículo escolar. Especialmente no mês de novembro, o Colégio está promovendo aulas expositivas, pesquisas, apresentações culturais, danças afro, músicas e desfiles com de roupas e acessórios com motivos étnicos.

Data comemorativa - O Dia Nacional da Consciência Negra se tornou o símbolo da luta, reflexão e inserção das populações negras na sociedade brasileira. A data faz referência histórica ao episódio da Serra da Barriga, onde 20 mil habitantes construíram Palmares, tendo Zumbi sua maior representação. Intitulado de Novembro Negro, o mês é marcado por uma série de atividades que envolvem movimentos sociais e órgãos públicos, com o objetivo de debater sobre a ampliação das ações relacionadas à discussão em todo País.