Fanfarras da rede estadual estão prontas para o desfile de 7 de setembro

As escolas da rede estadual de ensino da Bahia acertaram os últimos preparativos para as apresentações de suas fanfarras no desfile do 7 de Setembro. Professores e estudantes intensificaram os ensaios e verificaram cada detalhe dos instrumentos e figurinos. A concentração ocorrerá no Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, e o desfile segue do Campo Grande até a Praça Castro Alves. Em 2013, as fanfarras contaram com um investimento total de R$ 708.680 para a participação no desfile de 7 de setembro.

Desde 2007, a Secretaria da Educação vem buscando alternativas e implementando ações no sentido de acompanhar o trabalho pedagógico e a manutenção das fanfarras dos colégios da rede, bem como fomentando o surgimento de novos grupos. Na capital e no interior, mais de 5.630 estudantes, de 80 escolas da rede, participam do desfile.

Fanfarras escolares

“Como um elemento agregador, as fanfarras têm um papel importante nas práticas desenvolvidas dentro da unidade escolar. A atividade contribui para elevar a autoestima dos estudantes e da comunidade, além de explorar o potencial educativo da arte, da música instrumental, da expressão corporal e da disciplina de grupo”, disse Noélia Félix, coordenadora de fanfarras da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Capital – Em Salvador, o desfile terá a participação de 12 escolas e, aproximadamente, 800 estudantes, número recorde, segundo Noélia Félix. “Pela primeira vez, teremos esse número de escolas no desfile da Independência. Isso é resultado de um esforço da Secretaria, um empenho no intuito de dar mais oportunidades para as escolas que ensaiam o ano inteiro para mostrar o seu trabalho”, relatou.

Estudante do Colégio Estadual Visconde de Mauá (São Cristovão), Yasmin Marques da Silva, 15 anos, não esconde a emoção de desfilar pela primeira vez. “Sou uma privilegiada e sinto muito orgulho de poder participar da fanfarra. Nós ensaiamos muito para dar tudo certo e não errar nada na hora”, contou a estudante do 8º ano do ensino fundamental.

Em seu primeiro desfile, a Fanfarra do Visconde de Mauá será composta por 50 integrantes. De acordo com a coordenadora, Geisa Pereira Sousa, o grupo formado em 2012 já tem uma pequena ideia do que é se apresentar em público e representar a escola. “A fanfarra já desfilou no bairro, e os estudantes começam a ganhar consciência da representatividade que carregam. Eles se esforçam para mostrar o que podem fazer pela escola e fazem isso com alegria”.

Mais experiente, o estudante Daniel Rufino Alves dos Santos, 17 anos, sabe a responsabilidade que tem ao tocar o bumbo da Fanfarra do Colégio Estadual Dinah Gonçalves (Fancedg). “É emocionante quando vejo as pessoas na rua me olhando, porque sei que estou fazendo o melhor possível para representar a minha escola”, declarou o aluno do 2º ano do ensino médio.

Relação de fanfarras de Salvador

Col.  Est. Raphael  Serravalle