Fanfarras de escolas da rede estadual se preparam para o desfile do 7 de setembro

Com a pro­xi­mi­dade do 7 de setembro, as fan­farras das es­colas pú­blicas da rede es­ta­dual de en­sino da Bahia se preparam para fazer bonito no desfile cívico. Em 2014, 104 unidades escolares de Salvador e do interior do Estado vão participar das comemorações em homenagem aos 192 anos de independência do Brasil. Em Salvador, cerca de 420 estudantes, integrantes de cinco fanfarras vão desfilar entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves. Outras 99 fanfarras vão participar dos festejos em cidades do interior baiano.

Entre as fan­farras que participarão dos festejos na capital, está a Fandic, da Escola Estadual General Dionísio Cerqueira, localizada no bairro de Santa Cruz, que desfila pela primeira vez. Aproximadamente 40 estudantes integram o grupo e vão apresentar repertório que inclui canções do pop internacional, axé e dobrados. Para o regente da fanfarra, professor Balduíno Fernandes da Silva, além da participação no momento histórico, esta é uma oportunidade de promover a interação. “A ocasião é importante porque os meninos vão conhecer novas pessoas e lugares de Salvador”, conclui.

Ansiosa para par­ti­ci­par das comemorações pela Independência do Brasil, Jéssica Lima da Fonseca, estudante do curso técnico em logística, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão de Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, mostra a sua expectativa para desfilar pela primeira vez no 7 de setembro. “A data é histórica, e, com o desfile, eu me considero uma personagem que faz parte da história do Brasil. Por isso, estou ensaiando muito”.

Fan­farra na edu­cação - Desde 2007, a Secretaria da Educação do Estado vem buscando alternativas e implementando ações com vistas a acompanhar o trabalho pedagógico das fanfarras escolares, bem como apoiar na manutenção dos instrumentos musicais, reconhecendo que as fanfarras  despertam o olhar e a sensibilidade do indivíduo para o trabalho participativo e em grupo.