Fanfarras escolares ensaiam para o Dois de Julho

 Às vésperas das comemorações ao Dois de Julho, as fanfarras de unidades escolares da rede estadual estão nos últimos preparativos para as tradicionais homenagens às lutas populares pela Independência da Bahia. Este ano, 17 escolas estaduais desfilarão suas fanfarras no percurso que vai da Lapinha à Ladeira da Praça e da Ladeira da Praça ao Vale do Canela.

Oito escolas desfilarão pela manhã. A concentração para a saída da Lapinha está marcada para as 6h30 e a previsão é que as bandas cheguem à Ladeira da Praça às 12h30. Já à tarde, nove fanfarras escolares farão o percurso a partir das 13h, da Ladeira da Praça até o Vale do Canela. As fanfarras reúnem estudantes da rede estadual e pessoas da comunidade. Os ensaios acontecem diariamente, dentro das próprias unidades escolares, no turno matutino ou vespertino.

O maestro da fanfarra do Colégio Estadual Manoel Novaes, Neijivam Pereira, revela que os estudantes estão bastante animados para a apresentação e prometem emocionar o público com uma homenagem a Dorival Caymmi. “O Dois de Julho é uma festa cívica e popular, o que torna o nosso repertório bem interessante. Tocamos o Hino da Independência, o Hino ao Dois de Julho e o Hino da Bandeira, mas durante a caminhada também apresentamos arranjo com músicas populares brasileira e baiana”. 

O professor destaca, ainda, que “as fanfarras escolares têm por função tratar diretamente com os estudantes as datas cívicas e os símbolos da pátria. Também trabalham a disciplina, a ética, a moral e o civismo. Inspiram o amor à Pátria e a cidadania, além, é claro, de tirar a juventude do ócio e ser uma forte aliada no combate ao uso de drogas”. 

Manhã:
Colégio Estadual Dois de Julho
Colégio Estadual Américo Simas
Colégio Estadual Duque de Caxias
Colégio Estadual Carlos Alberto Cerqueira
Colégio Estadual Ana Bernardes
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Colégio de Aplicação 
Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho 

Tarde:
ICEA 
Luis Tarquínio
Escola Parque
Colégio Estadual Manoel Novaes
Escola Estadual Severino Vieira
Colégio Estadual Kléber Pacheco
Colégio Estadual Polivalente San Diego
Colégio Estadual Rômulo Almeida Raphael Serravalle

Notícias Relacionadas