Fanfarras escolares realizam os últimos ensaios para o Desfile do 2 de Julho

Em clima de contagem regressiva para o 2 de Julho, os estudantes dos 23 colégios estaduais de Salvador e da Região Metropolitana, além dos alunos da rede estadual do interior, que vão participar do desfile cívico estão vivenciando os últimos ensaios. Até à véspera do cortejo, eles irão se reunir em suas respectivas escolas, junto aos regentes e diretores responsáveis por cada fanfarra escolar, como é o caso dos 65 integrantes da Banda do Colégio Estadual João Caribé, no bairro de São Tomé de Paripe. O cortejo cívico em comemoração aos 196 anos de Independência do Brasil na Bahia começa às 9h da terça-feira (2), no Largo da Lapinha, e segue para o centro da cidade, percorrendo locais como Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal. Este ano, o tema do evento é “Patrimônio do povo”.

A estudante Juciara Argolo Santos, 15, 8º ano, já participa da fanfarra do João Caribé há dois anos e diz ser sempre uma emoção diferente a cada evento. “Principalmente quando vamos nos apresentar em uma data tão importante como esta. Estou bastante ansiosa, mas os ensaios nos motivam muito e nos dão segurança. Fazer parte da banda representa tudo na minha vida, porque me fez crescer como ser humano e desde que entrei vejo que sou uma aluna mais interessada nos estudos”, conta a aluna, que integra o corpo coreográfico da banda. A colega Carolina Sobral, 13, 7º ano, por sua vez, vai estrear no Desfile do 2 de Julho este ano. “Estou ensaiando muito e espero fazer bonito. A responsabilidade é grande, mas acredito que vamos fazer uma linda apresentação”, diz a também dançarina da fanfarra.

Regente da Banda do João Caribé, Hermival Rego considera que os ensaios são sempre uma oportunidade de integração entre os estudantes. “Eles ficam sempre muito motivados nos ensaios e a expectativa é sempre muito grande. A partir deste trabalho com as fanfarras, os estudantes se tornam agentes transformadores de sua realidade”, pontua o regente, acrescentando que o repertório escolhido tem como base a música brasileira, incluindo composições de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Toquinho, entre outros autores nacionais. Os estudantes irão desfilar nas categorias baliza, coreográfica, corpo musical, mor e estandarte.

Outros colégios estaduais, como o Roberto Santos, no Cabula, e o Ruben Dário, em San Martin, também fizeram ensaios nesta quarta-feira (26). Os estudantes integrantes das fanfarras dessas unidades voltarão a se encontrar para os preparativos finais na sexta-feira (28), no domingo (30) e na segunda (1º).

Intercolegial na Sexta-feira
Na sexta-feira (28), no Colégio Estadual Pinto de Carvalho, em São Caetano, às 9h, as fanfarras de 11 unidades escolares protagonizam os ensaios do Hino Nacional e o Hino da Bahia, com a participação da Orquestra Neojibá. Nesse dia, na unidade escolar, acontece a abertura do VII Intercolegial de Bandas e Fanfarras, do qual participam os colégios estaduais João Caribé, Carlos Alberto Cerqueira, Desembargador Pedro Ribeiro, CEEP Navarro de Brito, Helena Mateus, Visconde de Mauá, Roberto Santos, Noêmia Rego e Instituto Anísio Teixeira, Azevedo Fernandes e Diná Gonçalves. No sábado (29), os alunos dessas escolas farão um desfile no bairro de São Caetano, nos dois turnos, visando resgatar a história da Independência da Bahia, com destaque para a tradição da “Banda Anunciados”, que saia pelo comércio para arrecadar ajuda para o Desfile do 2 de Julho.

Fanfarras da rede
As fanfarras da rede estadual desempenham um papel que vai além dos desfiles cívicos e campeonatos, funcionando como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil. Trata-se, sobretudo, de uma oportunidade de trabalhar a disciplina dos estudantes e a educação artístico-cultural, estabelecendo-se uma relação direta da escola com as comunidades do entorno.

Escolas participantes – Desfile 2 de Julho

1 - Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães