Gestores devem registrar dados de frequência escolar para o Programa Bolsa Família

A Secretaria da Educação do Estado está divulgando o Calendário de Acompanhamento da Condicionalidade da Educação do Bolsa Família 2018, com as datas para que os gestores escolares possam coletar e registrar a frequência escolar no programa. Um dos objetivos destas condicionalidades ou compromissos assumidos pelas famílias beneficiárias é reforçar o acesso à Educação, contribuindo para garantir a inclusão educacional de crianças e adolescentes, além de identificar possíveis situação de descumprimento, como é o caso de estudantes com baixa frequência escolar, para que o poder público possa adotar medidas para auxiliar e acompanhar estas famílias.

O acompanhamento da frequência escolar é realizado ao longo de cinco períodos do ano e os profissionais da Educação fazem a coleta das informações e o registro da frequência por meio do Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar do Bolsa Família, o Sistema Presença. Essas informações serão estratégicas para o fortalecimento da política educacional.

A superintendente da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado, Cristiane Ferreira, fala sobre a importância do acompanhamento das condicionalidades da Educação para o Bolsa Família. “A Educação tem um papel estratégico visto que tem por atribuição não só a garantia do acesso, mas também o acompanhamento contínuo da permanência, aprendizagem e frequência dos estudantes com a identificação do núcleo familiar e do Território de Identidade onde estão localizados”, afirmou.