Gestores escolares discutem nova proposta de Educação Integral

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, confirmou, nesta segunda-feira (13.05), em encontro com gestores de escolas do interior do Estado, realizado em Salvador, que 81 escolas da rede já assinaram o termo de adesão da nova política, sendo 36 na capital e 45 nos demais municípios baianos. “Certamente, o processo de ampliação será rápido. A partir deste ano, o investimento em Educação Integral faz parte das nossas prioridades”, anunciou o secretário.

Fonte: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Osvaldo Barreto também enfatizou a concentração dos esforços de todos pela escola. “A escola é o foco da ação de toda a Secretaria. É um ambiente complexo, que abraça muitos sujeitos, mas tem que ser fortalecido especialmente visando garantir o direito do seu agente fundamental, que é o estudante. A Educação Integral, como todos nós já sabemos, tem se revelado um instrumento importantíssimo para a inserção cidadã da criança e do jovem na sociedade”.

Com a nova proposta, o planejamento das ações passa a englobar todos os projetos estruturantes criados e desenvolvidos pela Secretaria da Educação para oferecer atividades educativas complementares, como oficinas de letramento e matemática, ciências, artes, esportes e cultura.

O diretor do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, Claudio Vinícius Farias, não tem dúvidas acerca do papel desempenhado pela Educação Integral na vida dos estudantes. “Essa nova proposta vem para acrescentar ao trabalho que já é feito na  nossa escola e para contribuir com essa quebra de paradigmas na educação. A Educação Integral melhorou a aprendizagem de português e matemática, tem ajudado na socialização e no despertar dos valores cidadãos, principalmente através das oficinas esportivas e artísticas, como a capoeira e o grafitismo”.

Para a diretora do Colégio Estadual Florentino Firmino de Almeida, em Santo Antônio de Jesus, a articulação do Mais Educação e do Ensino Médio Inovador com os projetos estruturantes da Secretaria da Educação para fortalecer a Educação Integral também é aprimoramento do projeto que já vem sendo aplicado na rede”. A diretora ainda destaca que, “do ponto de vista pedagógico, esse novo formato para estruturar a Educação Integral significa uma grande conquista e mais estímulo para as comunidades escolar e local”.