Gincana promove diversidade e solidariedade entre estudantes de Pernambués

Cerca de 1700 estudantes do Colégio Estadual Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués, realizam, até quinta-feira (1º de outubro), uma grande celebração de aprendizado e união escolar. Com o tema ‘Diversidade e não às drogas’, a abertura oficial da Gincana da Primavera, aconteceu na quarta-feira (30/09), com a apresentação das equipes e jogos pedagógicos.

“Ao total, são 12 equipes dos turnos matutino e vespertino, abrangendo os ensinos fundamental e médio, com o objetivo de realizar uma grande festa que une alunos, professores, funcionários e comunidade. Com o tema, buscamos mais cidadania, respeito ao próximo, trabalho em equipe e solidariedade. Ainda vamos entregar notas fiscais e alimentos arrecadados às instituições de caridade,” explica a diretora Andreia Passos.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
A estudante do 1º ano, Laís de Almeida, 16 anos, integrante da equipe ‘A Liga’, fala da importância do projeto. “A ideia foi misturar os alunos das séries para passar à população a nossa união. Estamos muito contentes com toda essa festa e vamos mostrar o nosso comprometimento com a aprendizagem.”

Com provas que abrangem conhecimentos gerais, esportes e jogos, a Gincana também promoveu ações que incentivam a responsabilidade do estudante com a escola. “Na verdade, já estávamos, durante a semana, realizando algumas provas: limpeza e manutenção da escola e criação de uma horta. Ou seja, revitalizar nossa unidade é valorizar o lugar em que aprendemos”, relata Ianka Souza, 18, integrante da equipe ‘Império’.

Sempre atuante na escola, a auxiliar de cozinha Joselina Mendes, mãe da estudante do 6º ano, Júlia Mendes, ressalta que os pais devem acompanhar o cotidiano dos filhos na escola. “Sei que nem sempre todos podem estar próximos, mas é sempre importante reservar um momento para vir à escola e ver a participação do seu filho. A escola também está de parabéns pela ação que envolve a todos”.