Governador assina decretos e acordos para fortalecimento da gestão ambiental

Palavras-chave:
Foto: Mateus Pereira/ Secom Bahia
No Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), o governador Rui Costa assinou uma série de atos para o fortalecimento da gestão ambiental na Bahia. Durante solenidade realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, foram assinados nove documentos, entre decretos, acordos de cooperação e contratos. O conjunto de ações faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Governo do Estado. 
 
Uma das ações foi a assinatura do decreto de regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental. Com este dispositivo, as atividades das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Educação serão integradas para garantir a implementação de propostas que contribuam para a gestão ambiental e de recursos hídricos. A ideia é a criação de Comitê de Gestão que vai orientar as políticas públicas de capacitação para possa dirigir a formação de nosso professores  e estudantes para que o tema de sustentabilidade e educação ambiental possa se fazer presente no dia a dia da escola.
 
"Mesmo dentro de todas as limitações orçamentárias e financeiras, assinamos um conjunto de ações para colocar a agenda do meio ambiente na ordem do dia, na Semana do Meio Ambiente. São ações de várias naturezas, com o objetivo de ajudar na preservação do meio ambiente. E ao se falar em Meio Ambiente, obrigatoriamente temos que falar em Educação Ambiental. E a melhor consciência é aquela que se constrói da criança até o adolescente, ganhando a maturidade de um ser humano totalmente convencido de noções muito claras do que é o meio ambiente e o que fazer para a sua conservação, seja de forma teórica ou prática", afirmou Rui. 
 
Para o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a assinatura do decreto marca uma preocupação com uma mudança de cultura e hábito sobre o meio ambiente. "A nossa rede estadual, junto com este termo, tem a expectativa de  trabalhar a educação ambiental diariamente. A Semana do Meio ambiente tem uma simbologia muito grande. Ela acontece para chamarmos a atenção daquilo que não fazemos de forma correta, mas também para destacarmos as boas práticas nesta área. E a Educação Ambiental neste Estado, desde de 2012, quando foi assinado um termo de cooperação com a criação do grupo de gestão da educação ambiental, envolvemos as universidades e movimentos sociais, entendendo que a educação é fundamental para trabalharmos de forma colaborativa para  aprofundarmos, ainda mais, o tema nas rede estadual, muncipal e privada", disse. 
 
Fotos: Suâmi Dias Ascom/SEC
O evento também marcou o lançamento do edital de chamada pública para seleção de subprojetos socioambientais que sejam voltados para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. Serão investidos R$ 22,5 milhões no edital, distribuídos entre os 75 projetos socioambientais que serão selecionados. 
 
Foi assinada ainda a portaria que institui o Mapeamento de Cobertura Vegetal da Bahia, possibilitando a implantação de sistema automatizado de gestão florestal. A medida permite o acompanhamento das atividades de desmatamento e de reflorestamento nos três biomas baianos: a Caatinga, a Mata Atlântica e o Cerrado. 
 
Três importantes Acordos de Cooperação Técnica (ACT) também foram assinados por Rui e envolvem parcerias com o Ministério Público do Estado (MPBA), a Escola Politécnica e o Instituto de Geociência, ambos da Universidade Federal da Bahia (Ufba). 
 
Semana do Meio Ambiente - A Semana do Meio Ambiente é promovida pelas secretarias da Educação e do Meio Ambiente (Sema). O evento teve início na última segunda (3) e segue até sexta-feira (7), com diversas atividades técnico-cientificas. 
 
Entre as ações, a reforma do Jardim Zoológico, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, será inaugurada na sexta-feira (7). Com investimento de R$ 1,5 milhão, as obras incluíram as reformas do aviário, da sala de leitura, do mirante e da área de quarentena, além de serviços de pavimentação.

Notícias Relacionadas