Governador entrega 32 ônibus escolares para as prefeituras

Uma frota composta por 32 ônibus foi entregue, nesta sexta-feira (7),  pelogovernador Rui Costa, acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a 32 prefeituras da Bahia, como parte da agenda na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A ação representa um investimento de R$ 4,7 milhões.

Os ônibus são de dois modelos: ORE 1 e ORE 3. O primeiro tem capacidade para 29 estudantes sentados e o ORE 3 comporta 59 estudantes sentados. Ambos possuem Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para embarque e desembarque de estudante com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Os veículos irão atender aos estudantes das redes municipais e, também, aos estudantes da rede municipal de ensino que moram nas zonas rurais. Entre os municípios que receberam os veículos estão Tanquinho, Sapeaçu, Amélia Rodrigues, Condeúba, Jussari, Antas e Andaraí.

O governador Rui Costa destacou que a entrega dos veículos é uma das inúmeras ações que o Estado vem desenvolvendo para melhorar a Educação na Bahia. Já o secretário Jerônimo Rodrigues destacou o regime de colaboração com os municípios e o fortalecimento da educação pública no Estado. “Esta iniciativa tem uma característica diferenciada e especial, que é a parceria com os deputados federais e estaduais que destinam emendas para a gente poder garantir transporte de qualidade na parceria com as prefeituras. E esta parceria com as prefeituras é uma das muitas ações que estão sendo desenvolvidas no regime de colaboração com os municípios, a partir de uma ampla agenda de aprendizagem”, destacou.
Fotos: Claudionor Jr. ASCOM/SEC

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Vicente Calazans, destacou que, além dos ônibus escolares, a SEC mantém o Programa Estadual de Transporte Escolar, que repassa recursos às prefeituras. “O transporte escolar é uma política de acesso e de permanência do aluno na escola. A gente sabe que o estudante da zona rural e dos distritos dependem deste transporte e a SEC também faz uma parceria com os municípios, através do PETE (Programa Estadual de Transporte Escolar), descentralizando recursos para que os municípios façam transportes.

Outras entregas -  O governador também realizou a entrega da obra de ampliação do Terminal Aeroporto. Foram investidos R$ 12 milhões para melhorar a acessibilidade na área, além de ampliar a capacidade para a integração dos ônibus urbanos e metropolitanos ao metrô. “O terminal, praticamente, dobrou a capacidade de ônibus e passageiros, e, com isso, nós queremos aumentar a integração do passageiro da Região Metropolitana com o metrô de Salvador. Esta estação já é a terceira maior em movimento, depois das estações da Lapa e Pirajá. Esta foi a estação que mais cresceu, ultrapassando todas as expectativas dos estudos feitos previamente”, afirmou o governador Rui Costa.

Com a conclusão da obra, o terminal agora pode atender 200 mil passageiros por dia. A área total do equipamento foi ampliada para 7.900 m2 e pode receber 168 ônibus/hora. Além das 28 câmeras de segurança já existentes, foram instaladas mais dez para ajudar no reforço da segurança.

Rui Costa também visitou as obras de macrodrenagem do rios Joanes e Ipitanga e, na entrada do bairro Jardim das Margaridas, entregou a área de lazer que faz parte do conjunto de intervenções. A obra tem investimento total de R$ 170 milhões e contará com seis reservatórios de amortecimento para controlar a vazão das águas das chuvas e evitar alagamentos em Lauro de Freitas e em bairros de Salvador. Essa obra de macrodrenagem é considerada inédita na Bahia e está com 50% das intervenções concluídas. A previsão é de que o serviço termine em dezembro deste ano.

Investimentos na Saúde - Com investimento de R$ 2,4 milhões, o governador entregou a Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil (UAIJ) e uma Academia de Saúde para Lauro de Freitas. A UAIJ irá atender jovens entre 12 e 18 anos com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, de ambos os sexos, e que estejam em situação de vulnerabilidade social. A unidade funcionará em regime de plantão 24 horas.

Ainda foi realizada a entrega simbólica do sistema de abastecimento de água do reservatório de Lauro de Freitas. Foram investidos R$ 77 milhões na ampliação e na melhoria operacional do sistema, que alcança mais de 231 mil habitantes. Durante a agenda em Lauro de Freitas, o governador também participou da inauguração do Centro Administrativo do município.