Governador inaugura escola em Capela do Alto Alegre

O governador Jaques Wagner  inaugurou a primeira escola pública estadual no município de Capela do Alto Alegre. Acompanhado pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, ele entregou à comunidade, o Colégio Estadual Professora Zenilda Fernandes, que recebeu esse nome em homenagem a uma educadora local.

A unidade demandou investimento de R$ 1,5 milhão e dispõe de oito salas amplas, sala de informática equipada, biblioteca repleta de títulos didáticos e quadra poliesportiva. A inovação fica por conta do sistema de captação de água pluvial automático.

"É a primeira de muitas escolas públicas da rede estadual a utilizar este sistema, que tem capacidade de armazenar 40 mil litros de água das chuvas, mostrando alternativa eficaz e sustentável para a manutenção hídrica da unidade", disse o secretário Osvaldo Barreto.

Mais qualidade – O colégio tem capacidade para atender 960 alunos do ensino médio, oferecendo educação de qualidade para que os jovens da cidade e da zona rural tenham capacidade de ingressar na universidade.
Hoje, são 536 alunos matriculados. Entre eles, Angélica Silva, 18 anos, que está cursando o terceiro ano. "Agora, temos uma escola adequada para aprender. Sinto-me motivada a estudar. O colégio está lindo", comentou.
Segundo a diretora da unidade, Jucelma Souza, o colégio é o único a oferecer o ensino médio no município. Por isso, abriga muitos alunos das localidades rurais. "As novas estruturas permitem um ensino mais qualificado. Vamos, inclusive, qualificar nossa equipe de professores, sem os quais o ensino nada vale. Só temos de agradecer ao governo da Bahia", disse emocionada.

Prioridade – O governador Jaques Wagner ressaltou que a educação é uma das prioridades centrais do governo.
Por meio do Topa, segundo o governador, um milhão de pessoas aprendeu a ler e a escrever. "Vamos continuar investindo na reforma e na construção de escolas e, sobretudo, na capacitação de professores". assegurou.
Wagner falou também sobre as obras de melhoramento realizadas nas rodovias baianas, inclusive no município, lembrando que o projeto de recuperação da BA-242, que interliga a cidade à Estrada do Feijão, está em andamento. "São 20 quilômetros que estão sendo orçados para o segundo semestre do ano. Como afirmei, estamos num momento de organização de recursos para potencializarmos ainda mais o crescimento da Bahia."