Governador Jaques Wagner e o secretário Osvaldo Barreto inauguraram colégio no Bairro da Paz

Em clima de comemoração, a comunidade escolar do Bairro da Paz recebeu, na segunda-feira (27/2), o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, e o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, para a inauguração da nova sede do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos. A unidade, que contou com um investimento de quase R$ 6,5 milhões para a sua construção, é, hoje, o orgulho de mais de 1.500 estudantes, pais de alunos, diretor e professores.

“O colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos tem uma simbologia especial porque é fruto de uma luta histórica da comunidade do Bairro da Paz. Os estudantes, que estavam em um espaço inadequado, está recebendo, hoje, uma unidade com excelentes condições. O governo do Estado cumpre, assim, seu objetivo de fazer ações para grupos mais necessitados”, disse o governador Jaques Wagner.

Veja mais fotos da inauguração do Colégio Mestre Paulo dos Anjos

Depois de cinco anos funcionando em uma estrutura improvisada, o novo prédio é composto de dois pavimentos, com 12 salas de aula, biblioteca, refeitório, laboratório de ciências e de informática, sala do grêmio, de educação física, área administrativa, quadra poliesportiva e três jardins. O colégio é uma das 15 novas unidades recém-construídas na rede estadual, num investimento de mais de R$ 16 milhões, incluindo 12 escolas na zona rural – beneficiando aldeias indígenas e comunidade quilombola –  e mais três na zona urbana (Umburana, Quixabeira e Salvador).

“A inauguração deste colégio é simbólico para nós, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, porque reafirma nosso olhar para a melhoria da qualidade de ensino. Representa a concretização de um sonho de mais de 20 anos da comunidade, realizado pelo Governo da Bahia, reconhecido pelos professores, diretor, alunos e pais. Esse equipamento irá contribuir para a melhoria da educação do Estado”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

Querida na comunidade do Bairro da Paz – que possui uma população de, aproximadamente, 85 mil pessoas –, a diretora do colégio, Elísia Mélia Silva Santos se mostrava emocionada com a inauguração da nova sede. “É a concretização de um sonho, tão desejado pela comunidade escolar. Os alunos estão encantados. Desde 2005, estávamos funcionando em um local precário, subumano. Agora, não me canso de dizer que esta escola está linda”.

Também presente, a professora de português, Cleude Soares Lima, considera que os alunos estão felizes e otimistas para dar continuidade ao aprendizado, de forma mais efetiva e prazerosa. “Eles estão animados, inclusive, já estão se organizando para criar a fanfarra do colégio e o grêmio estudantil”.

Visita do governador – Durante a inauguração, os alunos receberam a visita do governador Jaques Wagner em cada sala de aula. “Pra mim é uma emoção muito grande ser aluna de um colégio bonito, bem-estruturado, confortável. Estou muito estimulada a estudar. Antes, estudávamos num espaço pequeno, com muito calor. Isso aqui está uma maravilha, é incomparável. Eu e minhas colegas adoramos a rampa, que é onde batemos papo nos intervalos”, revelou a estudante do colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, Ingrid do Nascimento, 15.

O colega Felipe Reis, 14, do 1º ano, validou:  “O nosso colégio, agora, está ótimo. Dá mais vontade de estudar num lugar todo limpo, arrumado. Estou estimulado”. “Nosso colégio é mil vez melhor. A estrutura é muito boa, antes era tudo horrível, nem dava muita vontade de estudar. Agora, estou animado”, completou Ronald Vieira Pires, 16, do 2º ano.

Comunidade – O coordenador do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, Antônio Carlos Silva Santos, afirma que, com a inauguração do colégio, “passa um filme” na sua cabeça, iniciado com a luta por uma escola para a comunidade do Bairro da Paz, há 25 anos. Ele lembra que, antigamente, os pais elegiam um dos filhos que iriam estudar naquele ano porque não tinham dinheiro para o transporte de todos e a escola mais perto era a Aplicação, na Estrada das Muriçocas (Paralela).

“Depois de muita luta, conseguimos nossa própria escola, que funcionava precariamente. Hoje, nosso sonho está erguido e, agora, nosso grande desafio é que professores, alunos e toda a comunidade façam com que esta escola seja mesmo a que sempre sonhamos”, completa Antônio Carlos.

“Vejo como uma conquista da comunidade, que conseguiu realizar seu sonho no governo de Jaques Wagner. O colégio tem uma grande estrutura e a comunidade  está em festa”, disse o presidente do Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural – Apompaz, Mem Costa. “Escola é sempre muito bem-vinda, assim como a educação. A comunidade vai permanecer na luta para que a educação continue sendo grandiosa tanto quanto esta obra”, opinou o líder comunitário Wilson Prazeres.