Governador Rui Costa visita escola estadual em Entre Rios

Em passagem pelo município de Entre Rios para realizar algumas entregas importantes, neste sábado (13), o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitou o Colégio Estadual Duque de Caxias. Na escola, Rui e sua equipe vistoriaram as instalações da unidade escolar, como salas e quadra, e dialogaram com estudantes, professores e funcionários sobre as demandas estruturais do colégio. Com esta, já são 467 unidades escolares visitadas pelo governador Rui Costa, durante a sua gestão.

Fotos: Carol Garcia/GOVBA e Climério Sapucaia/SEC
O colégio, fundado em 1949, com 72 anos de atuação no município, possui, atualmente, 1.235 estudantes matriculados. A unidade oferta o Ensino Médio regular, o Ensino Fundamental, com turmas do 8º e 9º ano, e a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, oferta a Educação Profissional e Tecnológica, por meio dos cursos técnicos em Logística e em Informática.

O diretor do colégio, Ecrístio Raislan Santos, falou da importância da visita. "Existia uma expectativa enorme da unidade escolar com esta visita do governador e do secretário da Educação e foi importante, pois eles atenderam algumas solicitações da escola e estamos muito felizes", afirmou.

Quem também ficou contente com a visita foi a coordenadora pedagógica, Jonete Marieta Menezes, que falou sobre as perspectivas de melhoria na infraestrutura da unidade escolar. "Esta é uma escola que tem um número significativo de alunos e sempre tivemos este sonho de ampliação e reforma da escola, pois isso influencia diretamente no processo de ensino, de aprendizagem e na acolhida de forma harmoniosa dos nosso alunos e professores", afirmou.

Outras ações - Ainda no município de Entre Rios, Rui Costa inaugurou a obra do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Entre Rios, que foi ampliado pelo Estado e contou com um investimento de R$ 3,5 milhões. Na oportunidade, ainda foi entregue a reforma da Loja de Atendimento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e uma série de equipamentos agrícolas.

“Além da entrega do sistema de abastecimento, anunciei a contratação do projeto de esgotamento sanitário da cidade e também a instalação de um complexo poliesportivo para atender alunos das redes municipal e estadual de ensino, com equipamentos como ginásio, piscina, pista de atletismo, entre outros. Anunciamos, também, a reforma e ampliação da Escola Estadual Duque de Caxias, que terá mais 15 salas, laboratório, biblioteca e quadra coberta”, destacou o governador.

Para a ampliação do SAA, a Embasa, que é a executora da intervenção, instalou um novo decantador; fez a interligação de dois poços profundos; construiu uma elevatória de agua bruta; e implantou um sistema de reaproveitamento de água de lavagem de filtros para as Estações de Tratamento de Água de Entre Rios; dentre outras ações.

Loja da Embasa - Com a reforma da Loja da Embasa, o governo estadual garante mais conforto ambiental na melhoria da prestação dos serviços e no atendimento aos clientes/usuários. Nesta ação, foram investidos R$ 147 mil.

Entregas - Antes de deixar Entre Rios, o governador ainda fez a entrega, para a Prefeitura Municipal de Entre Rios, de dois tratores agrícolas, um arado e 100 barracas de feira.

*Com informações da SECOM