Governador Rui Costa visita escolas estaduais em Boninal e Piatã

Em passagem pelos município de Boninal e Piatã, onde realizou algumas entregas, o governador Rui Costa visitou, nesta quinta-feira (4), os colégios estaduais Rui Barbosa e Coronel Horácio de Matos, localizados, respectivamente, em Boninal e Piatã, além do Colégio Municipal Professora Franciane Lima Almeida. Com estas, já são 463 unidades escolares visitadas pelo governador, durante a sua gestão.

Nas escolas, além de verificar as instalações, como salas de aula e demais ambientes, Rui dialogou com a comunidade escolar sobre assuntos relacionados às demandas das unidade escolares.

O Colégio Estadual Rui Barbosa, fundado em 1982, possui, atualmente, 555 estudantes matriculados e oferta apenas o Ensino Médio regular. Já o Colégio Coronel Horácio de Matos, fundando em 1974, conta com 798 estudantes matriculados e oferta o Ensino Médio regular e a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o diretor do Colégio Estadual Rui Barbosa, Charles Roberto Paiva, a visita foi um feito histórico no município. "Foi um momento único, porque a nossa instituição de ensino nunca havia visto tamanha notoriedade ao receber uma personalidade política como Rui Costa", afirmou, ao destacar algumas demandas discutidas com o governador para a melhoria na infraestrutura do colégio.

Segundo a vice-diretora do Colégio Estadual Coronel Horácio de Matos, Magda Xavier, a comunidade escolar ficou lisonjeada com a visita. "Ficamos muito felizes em receber o governador Rui Costa, pois foi uma visita muito proveitosa", afirmou.

Outras ações - Ainda no município de Boninal, Rui Costa inaugurou a obra de recuperação de 196 quilômetros da BA-148, que corta parte da Chapada Diamantina, e entregou à população um Ponto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

“Viemos fazer entregas importantes, como esta da estrada, uma obra que contou com um investimento de mais de R$ 70 milhões. É bom destacar que a Bahia segue sendo o segundo Estado brasileiro em investimentos e vamos continuar trabalhando”, afirmou o governador.

Partindo do entroncamento com a BR-242, passando por Boninal, Piatã e Abaíra, até chegar à cidade de Rio de Contas, a intervenção recuperou exatos 196,18 quilômetros. Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA), a obra contou com um investimento de R$ 73 milhões.

O autônomo Duarlytt Pereira sempre trafega pela região e conta que a recuperação da estrada interferiu até na rotina do dia a dia. “Estava horrível a estrada. Daqui da BR até Boninal, eu levava duas horas e agora faço o percurso em apenas 20 minutos”, contabilizou.

Ponto SAC - Fruto da cooperação entre a Prefeitura de Boninal e a Secretaria de Administração do Estado (SAEB), o Ponto SAC vai ofertar serviços como emissão de Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Antecedentes Criminais.

O jardineiro Francisco de Matos Filho lembra que precisou tirar documentos em Piatã, pois ainda não havia o Ponto SAC em Boninal. “É muito importante esses serviços aqui na cidade, porque a gente não precisa mais sair daqui para resolver esse tipo de pendência”, comentou.

Situada na Praça Agenor Gonçalves, a unidade conta com um ponto de atendimento para triagem e entrega de senhas e três guichês para os serviços básicos, além de sala de espera com 31 lugares.

Já no município de Piatã, o governador inaugurou a requalificação da BA-148 no trecho de Entroncamento BR-242 (Seabra)/Boninal/Piatã/Abaíra.

A obra, realizada em 196 quilômetros, recebeu um investimento total de mais de R$ 73 milhões. Entre o município de Piatã e o Entroncamento da BR-242 são mais de 90 quilômetros de estrada totalmente requalificada. A pavimentação da rodovia beneficia mais de 223 mil habitantes da região.

“O Brasil vive uma crise econômica profunda desde 2015, mas estamos conseguindo manter a Bahia como segundo maior Estado em investimentos ao longo desses anos, inclusive na infraestrutura de estrada. Nesta estrada, aqui, mais de R$ 70 milhões foram aplicados para garantir a mobilidade das pessoas”, afirmou Rui.

O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, explicou que, além da recuperação dos 196 quilômetros da BA-148, serão feitas algumas interligações para atrações turísticas que precisam de acesso. "O governador também recebeu um pleito e vamos estudar para fazer uma parte ligando Boninal e Mucugê, encurtando a distância entre essas duas regiões da Chapada Diamantina”.

Rui ainda entregou cinco tratores agrícolas com implementos, sendo três deles para a prefeitura e outros dois para associações comunitárias de pequenos produtores rurais. A ação representa um investimento de mais de R$ 438 mil, por meio da Secretaria da Agricultura do Estado (SEAGRI).

* Com informações da SECOM.