Governo da Bahia entrega e anuncia ações do governo em Itaguaçu

O governador Rui Costa, acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, cumpriram ampla agenda em Itaguaçu, neste sábado (29/4), onde participaram da inauguração da creche municipal Professora Ariane Marques de Souza e do anúncio de doação de um ônibus de transporte escolar, por meio do programa federal Caminho da Escola, que chegará ao município ainda este ano. A senadora Lídice da Mata e o prefeito de Itaguaçu, Ivan Oliveira, também estiveram presentes.

Na creche, Pinheiro falou sobre o regime de colaboração entre o Estado e os municípios, por meio de formação de professores e assessoramento técnico, visando à alfabetização das crianças na idade certa. "Precisamos seguir nesta direção de ampliar, cada vez mais, as parcerias com os municípios, dando todo o suporte necessário para que os estudantes possam chegar bem preparados para o ensino médio. Por isso o Estado tem um papel decisivo e estamos buscando envolver ainda mais as universidades públicas, os institutos federais, além do Sistema S com foco na melhoria da educação pública", destacou. O secretário também visitou o Colégio Estadual Francisco Castro Laranjeiras. Com a comunidade escolar, ele ouviu demandas e dialogou sobre as ações e projetos que estão sendo desenvolvidos para o fortalecimento do eixo pedagógico nas escolas.

Água tratada
A água tratada e encanada chegou às casas de quase dois mil moradores da zona rural do município, que fica localizado no Vale do São Francisco. O sistema de abastecimento de água (SAA) foi inaugurado pelo governador, em visita ao povoado de Lages, uma das quatro localidades beneficiadas pela obra, que teve investimento de R$ 1,6 milhões. Além de Lages, os povoados de Várzea Grande, Riacho da Carnaúba e Tabatinga também receberam a rede de distribuição. Na primeira visita oficial a Itaguaçu como governador, Rui Costa destacou a importância de levar água para mais baianos. "Água é sinônimo de vida e saúde. Se o ser humano não bebe uma água de qualidade, ele pode ficar doente. Por isso, investimos nesse tipo de obra que é tão importante para a vida das pessoas. O meu compromisso é levar água para cada vez mais para pessoas que ainda não têm água na torneira", afirmou Rui.

Outra entrega realizada na cidade vai melhorar a vida de quem vive no campo. Dois convênios foram autorizados por meio do programa Bahia Produtiva, beneficiando 65 famílias da Associação de Agricultores do Povoado de Lages e da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais Quilombola de Cajueiro e Dois Irmãos. Com recursos de quase R$ 400 mil, os grupos poderão montar e desenvolver atividades em cozinhas comunitárias.

*Com informações da Secom