Governo do Estado debate Educação Profissional e pedagogia da alternância em Riacho de Santana

Fotos: Vinícius Brito
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, representando o governador Rui Costa, realizou nesta sexta-feira (30), no município de Riacho de Santana (a 727 km de Salvador), no Sudoeste baiano, uma agenda voltada ao debate da Educação Profissional e da pedagogia da alternância nas escolas da região. Acompanhado da diretora da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação, Elisabete Costa, o secretário visitou o Colégio Estadual Sinésio Costa e participou da cerimônia de comemoração dos 40 anos da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA).

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou da marca histórica de 40 anos de luta pela Educação do Campo. "Este é um grande momento que engloba a participação de duas mil pessoas e 16 unidades EFA (Escolas Família Agrícola) , além de autoridades, associações, sindicatos e líderes religiosos. É uma celebração de uma educação contextualizada no campo, com o fortalecimento do mundo rural, que possui uma ampla participação da família e comunidade. O Governo do Estado é parceiro destas instituições que, com uma lei estadual, garante recursos para essas unidades escolares. A nossa presença aqui, com a equipe técnica da SEC e representando o governo, é na perspectiva de passar uma mensagem de defesa de uma educação de qualidade pelo interior da Bahia", destacou.

Na oportunidade, o secretário Jerônimo conheceu a sede da AECOFABA, onde discutiu com representantes das Escolas Família Agrícola (EFA) sobre a implantação de cursos técnicos e de Ensino Superior, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB). “Queremos discutir a aprendizagem com as EFA, que conhecem a realidade do estudante do campo, para que possamos trabalhar ações que qualifiquem o ensino e proporcionem que esses jovens tenham a opção de continuar na zona rural. Os cursos têm que ser ofertados de acordo com a realidade local e as demandas da região, por isso é muito importante este diálogo”, avaliou.