Governo do Estado inaugura novo colégio em Barra do Rocha

O governador Jaques Wagner  inaugura, na quinta-feira, 28, às 11h30, o Colégio Estadual Antonio Mota Bittencourt, no município baiano de Barra do Rocha, a 384 km de Salvador. Acompanhado pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o chefe do executivo entrega à comunidade a unidade de ensino com capacidade para 720 estudantes. A construção demandou investimento de quase R$ 1,2 milhão, de recursos do Tesouro do Estado.

Inserido na Diretoria Regional de Educação de Jequié (Direc 13), que abrange 25 municípios, o colégio oferece recursos pedagógicos e dispõe de uma infraestrutura com seis salas de aula, biblioteca e laboratório de informática, equipado com 21 computadores. Além disso, a unidade oferece adaptações para estudantes com necessidades educacionais especiais. O colégio Antonio Mota Bittencourt contará, ainda, com auditório e quadra poliesportiva.

A educação pública é uma das prioridades centrais do governo. É dentro dessa perspectiva que o governo do Estado continua investindo na reforma e na construção de escolas e, sobretudo, na capacitação de professores e na garantia do direito de aprender aos estudantes. “A construção do colégio foi um presente para essa população. E o que mais nos impressionou foi a qualidade da obra e a infraestrutura da unidade”, enaltece o diretor da Direc 13, Roberto Gondim Pires.

Qualidade – Situado no bairro Aloísio Galvão, o Colégio Estadual Antonio Mota Bittencourt começou a funcionar em junho último e, hoje, tem matriculados 428 alunos do ensino fundamental, médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A meta, conforme a diretora Aída Leila da Silva Cardoso, é oferecer educação de qualidade para que os jovens da cidade e da zona rural tenham capacidade de ingressar na universidade.

“A instituição é a única estadual do município e representa, para a população, uma nova perspectiva de futuro”, ressalta a diretora. Ela explica que, antes da construção do colégio, os alunos estudavam numa escola municipal, por meio de um convênio entre o Estado e a prefeitura. “Agora, temos um ambiente de primeiro mundo, moderno e bem-equipado, com professores qualificados para atender aos nossos estudantes”.

Pacto com Municípios – Ainda nesta quinta-feira, às 15h, o governador Jaques Wagner e o secretário Osvaldo Barreto estarão reunidos com 28 prefeitos da região para assinatura do termo de compromisso do Pacto com Municípios. Primeiro compromisso do programa Todos pela Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Pacto tem como meta assegurar que todas as crianças de escolas públicas baianas sejam alfabetizadas até os oito anos de idade.