Governo entrega nova escola em assentamento no município de Prado

Foto: Camila Souza/GOVBA
Com investimento de 3,7 milhões, o governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, entregaram uma nova escola no Assentamento Jaci Rocha, em Prado. A  Escola Estadual do Campo Anderson França tem uma ampla e moderna infraestrutura que vai fortalecer a Educação do Campo e beneficiar os estudante e trabalhadores do assentamento e da região, em função do regime de colaboração com o município. Em Prado, também foi inaugurado o sinal digital da TVE Bahia, que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para ampliar o acesso aos baianos a conteúdos culturais e educacionais com uma ótima qualidade digital.

O assentamento está localizado na BR 101, Km 834, no município de Prado, extremo sul baiano, a 795 km de Salvador. É situado na antiga Fazenda Colatina, entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas, onde vivem 272 famílias assentadas, desde de abril de 2015. O nome do assentamento é uma homenagem à pioneira na luta pela educação nos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária na Bahia, a professora Jacy Rocha. A unidade escolar dispõe de seis salas climatizadas com ar-condicionado, biblioteca, quadra poliesportiva, vestiários, alojamentos e auditório, além de laboratórios de ciências e informática. A unidade atende a 92 alunos do Ensino Médio, outros 60 do curso de Agroecologia e mais 325 crianças do Ensino Fundamental I e II, que utilizam a estrutura a partir desta parceria entre a prefeitura e a SEC.

"Quero comemorar junto com a população a construção e a entrega de uma nova escola. Todas as salas têm ar-condicionado, tanto as salas de aula como a dos professores, biblioteca e laboratórios. Tem também a quadra coberta e todos os equipamentos para garantir uma infraestrutura adequada à aprendizagem", disse o governador.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que a nova escola  fortalece a Educação do Campo. "Queremos garantir que a educação não tenha fronteiras e chegue a todos os baianos. Estamos inaugurando uma nova escola no campo com toda a qualidade para os estudantes, aliada a uma excelente equipe de professores. Nela, teremos uma utilização compartilhada com a prefeitura, em que serão atendidas a rede estadual e municipal, mostrando a importância do regime de colaboração. Vamos oferecer, também, um curso técnico de nível médio em Agroecologia que dialoga com a demanda da comunidade.

Acompanhado do diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, o governador também realizou o lançamento do sinal digital da TVE para os municípios de Teixeira de Freitas, Prado e Itamaraju. A ação é parte do projeto de interiorização do sinal digital da TVE.  A meta é que o sinal alcance 58 municípios e cinco milhões de baianos, com investimento total de R$ 7 milhões.

Na ocasião, Rui deu por entregue a ponte sobre o rio Japara Grande, na BA-001, entre Prado e o distrito de Cumuruxatiba. O investimento na obra foi de R$ 5,9 milhões, beneficiando 72 mil habitantes da região. "Cumuruxatiba é um dos destinos turísticos mais procurados na Bahia. A ponte tem 108 metros de extensão. Este é o primeiro passo no compromisso do Governo do Estado para iniciar a pavimentação desse segmento da BA-001, interligando Prado e Cumuruxatiba", explicou o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti.

Governo entrega nova escola em assentamento no município de Prado
Foto: Camila Souza/GOVBA
A pavimentação em bloco sextavado da Rua José Anacleto Fernandes, no bairro São Braz, em Prado, também foi entregue. Foram mais de 3,6 mil metros quadrados pavimentados, com aplicação de R$ 538 mil na obra. O mesmo tipo de pavimentação foi feito nas avenidas das Acácias, Ipê e ruas das Amendoeira, Buriti e Gravatás, no bairro Portelinha. Esta intervenção recebeu investimento de R$ 412 mil.

Ainda foram inaugurados seis sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades de Barro de Cima, Corumbau, Sagrado Coração de Jesus, Inguaí, Tombador e Veleiro. Os sistemas irão atender 1.190 pessoas. Foram aplicados mais R$ 800 mil nesta ação. "São muitos investimentos. Alguns estamos inaugurando e outros iniciando a partir de agora. Até o fim do ano, vamos publicar a licitação da pavimentação da BA-001. Fizemos também a entrega de pavimentação na sede da cidade. E temos ainda os convênios do Bahia Produtiva para que nosso povo possa produzir mais e melhor e gerar empregos", acrescentou Rui.

Mais ações
Ainda em Prado, Rui entregou 459 certificados de cadastro ambiental rural (CAR), como resultado de um investimento de R$ 35 mil, e autorizou a celebração de cinco convênios, por meio do projeto Bahia Produtiva, que envolvem R$ 1,4 milhão em recurso, beneficiando 185 famílias.

Também como parte da agenda, o governador entregou o Posto Avançado da 24ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Teixeira de Freitas, onde foram investidos R$ 35 mil, incluindo a reforma do imóvel, mobiliário e equipamentos.

Fonte: Secom