Governo inaugura Colégio de Educação Integral em Vitória da Conquista

O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, inauguram oficialmente nesta sexta-feira (14/06), às 9h, o Colégio de Educação Integral Camillo de Jesus Lima, localizado no bairro de Kadija, em Vitória da Conquista (509 km da capital). A nova unidade escolar, com capacidade para 960 estudantes, atendeu a uma demanda da comunidade. O investimento na construção foi superior a R$ 1,5 milhão. Esta é uma das 81 escolas estaduais (42 em Salvador e 39 no interior) que, este ano, passaram a oferecer educação integral, beneficiando mais de 80 mil alunos. No ano passado, eram 11 unidades.

O colégio conta com estrutura física completa, que compreende oito salas de aula, quadra esportiva, sala de vídeo, informática e biblioteca. A construção também vai beneficiar moradores dos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida que estão sendo construídos na região (cerca de três mil famílias). O Colégio começou as atividades no ano letivo de 2013, e conta, atualmente, com 380 estudantes matriculados nos três turnos, com ensino fundamental, médio e educação integral.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

“Canalizamos todas as nossas ações para melhorar a estrutura física e os projetos pedagógicos, porque a nossa prioridade sempre é a escola. Inserir a Educação Integral no Colégio de Educação Integral Camillo de Jesus Lima irá possibilitar uma formação ainda mais completa aos estudantes”, destaca o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando que os alunos ficam dois turnos na escola e têm direito a três refeições diárias, inclusive o almoço. Neste período, os estudantes contam com aulas de reforço de português e matemática, oficinas e atividades científicas, esportivas, recreativas e culturais.

Facilidade para estudar – Para Maria do Socorro Passos, diretora da unidade: “foi um ganho para todos. Os meninos tinham que pegar transporte, se deslocar para lugares mais distantes. Hoje, eles estudam na porta de casa”, disse. Ela ressalta as qualidades da unidade: “a estrutura física é excelente, com uma bela quadra, que é a paixão dos estudantes. No pedagógico, o que está em destaque é exatamente a educação integral. Isso tem causado muito sucesso na comunidade porque o bairro é muito carente, e a educação integral preenche o tempo destes alunos”, afirmou.

A estudante Laiane Oliveira, 13 anos, estudante da 7ª série, elogia a unidade escolar. “Quando cheguei aqui, achei toda a escola muito boa. Perfeita. Eu acho que os professores querem o melhor dos alunos. Gostei muito. Gabriel Soares da Silva, 17 anos, aluno da 8ª série, também aponta os diferenciais. “O colégio fica bem perto da gente. Não precisamos mais enfrentar filas pra estudar. É tudo muito grande, amplo. O ensino integral também é interessante para termos uma aprendizagem mais ampla”, considera o aluno.

Construção de novas escolas – O Governo da Bahia, nos últimos cinco anos, construiu um total de 104 escolas, e estão previstas outras 69. Deste total, 60% estão localizadas na zona rural, atendendo a comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos. As ações representam um investimento total de R$ 435,8 milhões.

Somente em Vitória da Conquista, além do Colégio de Educação Integral Camillo de Jesus Lima, foram entregues à população o Colégio Integral do Campo José Gonçalves, na Zona Rural, e o Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, no bairro da Urbis VI. Nos municípios que compreendem a Diretoria Regional de Educação (Direc) de Vitória da Conquista, foram construídas mais sete novas escolas, sendo duas em áreas de assentamento.

Para o diretor da Direc de Vitória da Conquista, Ricardo Costa, as unidades acrescentaram muito à educação pública estadual da região. “Todas as escolas são muito importantes para a região. É necessário destacar que os alunos estão estudando mais perto de casa, o que facilita muito a assiduidade. E , ambém, vale ressaltar que há a ampliação da Educação Integral, com mais conteúdos”, disse.

“Todas as escolas são muito importantes para a região. É necessário destacar que os alunos estão estudando mais perto de casa, o que facilita muito a assiduidade. E , ambém, vale ressaltar que há a ampliação da Educação Integral, com mais conteúdos” - Ricardo Costa - Diretor da Direc 20

O diretor do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, Jelton Avelar, também comemora. “Era um sofrimento. Vivíamos em prédios alugados, tínhamos cerca de 40 estudantes ocupando uma sala de aula de 20 metros quadrados e precisávamos improvisar o espaço para a prática de educação física, nas ruas do bairro. O novo colégio oferece mais conforto e isso reflete na melhoria da aprendizagem e na permanência do estudante na escola. A evasão nos turnos diurnos é quase zero”.

Já o estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio, Maicon Gomes da Silva, 18 anos, revela que já percebe mudanças na qualidade do ensino. “Agora, temos nosso próprio espaço. Ninguém vai pedir o prédio de volta, a gente não vai precisar se mudar e, além disso, temos uma biblioteca para usar no horário livre, laboratório de informática, e o professor tem mais espaço na sala de aula. Tudo isso faz com que a gente aprenda mais”, disse.

Homenagem ao poeta – Durante a cerimônia de inauguração do Colégio de Educação Integral Camillo de Jesus Lima, será realizada uma homenagem ao centenário do poeta que ganhou o nome da escola. Baiano de Caetité, ele se destacou pela produção de textos literários no século XX, principalmente entre as décadas de 40 a 50.