Grupo do projeto Escolas Culturais estreia espetáculo de dança em Jequié

A primeira apresentação do grupo de dança e teatro “Retalhos”, formado por estudantes e estagiários do Centro Estadual de Educacao Profissional (CEEP) em Gestao e Tecnologia da Informação Regis Pacheco, em Jequié, encheu o auditório, na tarde desta sexta-feira (15), a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto Escolas Culturais. Mesmo antes de ser lançado oficialmente no município, o projeto já está em pleno vapor com os trabalhos que começaram a ser desenvolvidos pelo Núcleo de Cultura.

“Mais de 200 pessoas da comunidade, estudantes, professores, funcionários da escola, que estava com os portões abertos à população, compareceram para ver o espetáculo ‘Fragmentos de um Só’ com nossas estudantes e estagiários da UESB que atuam também na escola. As meninas tinham um solo da dança, o pessoal que faz estagio em teatro e dança tinha outro solo e unimos os trabalhos”, destacou o coordenador Cultural, Marcos Belchote.

Além de dança, outras áreas culturais estão sendeo desenvolvidas, como coral, teatro e música a partir do projeto, que vem sendo ampliado para 85 municípios de todos os Territórios de Identidade da Bahia. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, explica que a chegada do Escolas Culturais fortalece, ainda mais, o eixo pedagógico das escolas, “estimulando o estudante a produzir projetos artísticos e culturais, envolvendo a comunidade local, levando a escola a interagir com a identidade cultural do Território, ou seja, ampliando a atuação da Educação na vida das pessoas”.

A estudante Victória Cristina Pinheiro Lemos, 18 anos, 2º ano do curso de Secretariado, ficou gratificada com o resultado da estréia do grupo de dança. “Pra mim está sendo ótimo participar das atividades. O pessoal é bem comunicativo e em pouco tempo já criamos uma sintonia e vínculo de amizade e desenvolvemos o espetaculo de forma criativa e colaborativa”, afirmou.

A diretora da escola, Cynara Cabral de Novaes, afirma que a chegada do projeto tem mobilizado os estudantes e já apresenta boas persepectivas. “A importancia é imensa, porque a gente abre as portas e da escola e passa a fomentar o desenvolvimento da Arte com os estudantes, proporcionando a eles o crescimento pessoal para a vida, trabalha a autoconfiança e uma serie de questões que dentro de sala de aula, às vezes, a gente não consegue, e a Arte extrapola e chega onde a aula formal não chega”, disse.

Cynara ainda frisou que a unidade tem realizado parcerias para dinamizar as atividades culturais. “Tivemos, inclusive a presença do Palco Giratório, um projeto do CESC a nivel nacional, que existe há 20 anos. Também temos parcerias e trazemos para apresentações grupos de outras escolas com dança, capoeira e música. Pelo Escolas Culturais temos o Núcleo de Cultura com os estudantes da escola e estagiários dos programas Partiu Estágio e Mais Futuro. São quatro estagiários de Teatro e três de dança, da UESB, do curso de Licenciatura em Dança e Teatro.”, afirmou.

Sobre o projeto -  O projeto Escolas Culturais potencializa as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares e fomenta novas atividades. As escolas que recebem o projeto estão sendo requalificadas para o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a dança, música, literatura, inovação, para o audiovisual e o empreendedorismo, dentre outros. O projeto é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação (SEC), de Cultura (SECULT), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.