Jornada Pedagógica integra família e escola no planejamento do ano letivo

Foto: Daniel Thame

O compromisso dos professores, gestores e funcionários, além do envolvimento dos pais, mães e responsáveis, foram dois aspectos positivos da Jornada Pedagógica 2016, realizada de segunda a até esta quarta-feira (03), nas escolas da rede estadual. O planejamento coletivo foi fortalecido com a participação de toda a comunidade escolar que alinhou os projetos e ações que serão desenvolvidas nas escolas durante o ano letivo que se inicia no dia 15 de fevereiro.

“O envolvimento das famílias foi muito gratificante e produtivo na Jornada Pedagógica deste ano. Nosso intuito foi aproximar ainda mais a família nas decisões da escola, ajudando nesse planejamento e só temos o que comemorar”, comenta o superintendente de Políticas para Educação Básica, da secretaria da Educação do Estado, Eliezer Silva.

O superintendente acredita que a partir desta construção coletiva, as práticas pedagógicas nas escolas serão ainda mais exitosas. “Este ano trouxemos como centro das discussões duas temática que consideramos indispensáveis no fazer pedagógico: uma é a questão das práticas que educam, no sentido de fortalecê-las no contexto da escola e a outra é a leitura, pois, é fundamental que as escolas se debrucem sobre essa temática e trabalhem na perspectiva de melhorar a proficiência leitora dos estudantes”, ressalta.

A diretora do Colégio Estadual Manoel Novais, em Salvador, Arlena D’el-Rey, concorda e diz que o planejamento foi muito produtivo. “Discutimos sobre a reestruturação de projetos internos, a exemplo do Café Filosófico Literário, sobre a participação dos estudantes nos projetos estruturantes desenvolvidos pela Secretaria. Além disso, também abordamos sobre a importância da leitura em todas as disciplinas para melhorar a percepção e interpretação de texto para a vida cotidiana do educando”, afirma a gestora.

Em Itabuna, a dona de casa Maria Jocélia Almeida, que tem dois filhos matriculados no ensino médio, participou ativamente do planejamento. “Fiz questão de participar, porque todos devem se envolver para que nossos filhos tenham uma educação de qualidade”, acredita.

A diretora Josonita Marinho, Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (Ceep), também em Itabuna, disse que a Jornada Pedagógica traz uma motivação a mais para o início do ano letivo. “Esse é um momento importante para a comunidade escolar, porque marca o início do ano letivo e amplia o envolvimento de todos nesse grande programa do Governo do Estado que é o Educar para Transformar, melhorando e ampliando o acesso ao ensino público na Bahia”.