Merendeiras preparam alimentação para as vítimas das enchentes nas escolas da rede estadual

As escolas da rede estadual continuam mobilizadas e prestando assistência às famílias e pessoas desabrigadas em decorrência das enchentes ocorridas no interior da Bahia. Com o objetivo de garantir a segurança alimentar das vítimas abrigadas nas unidades escolares, as merendeiras se solidarizaram com a situação e estão preparando as refeições com os alimentos doados por pessoas da comunidade, Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades e prefeituras.

No Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Médio Sudoeste da Bahia, localizado em Itororó, diariamente estão sendo preparados 20 quilos de feijão e de arroz, juntamente com 35 quilos de carne e outros alimentos para a refeição dos desabrigados. As quentinhas estão sendo distribuídas nos bairros da cidade.

A merendeira Edevani Aguiar, que trabalha no CETEP do Médio Sudoeste da Bahia, há oito anos, disse que faz questão de contribuir com o seu serviço. “Me sinto bem em poder ajudar quem está necessitando neste momento difícil. Estou preparando as refeições com muito amor e carinho. Para o almoço de hoje, fizemos ensopado de carne com legumes, feijão e arroz. Já à noite, vamos servir uma sopa quentinha”, revelou.

Em Itapetinga, o Colégio Polivalente de Itapetinga, também está ofertando alimentação para as 55 pessoas abrigadas na unidade. Para a merendeira Nicássia Cristina Machado, é uma satisfação cozinhar. “Eu me coloco no lugar dessas pessoas, pois neste momento devemos ter muita empatia e amor ao próximo. Com os alimentos doados faço refeições saborosas para essas pessoas desabrigadas”, afirmou.

Ana Paula Ribeiro, 34, que está abrigada no colégio com os seus cinco filhos, reconhece a assistência recebida após serem resgatados com a água batendo na cintura na casa onde moram, no bairro Nova Itapetinga. “A escola está nos dando um bom suporte. A sala que estamos dormindo é organizada e a alimentação é muito saborosa. Além disso, ganhamos roupas novas e agradeço muito ao Governo do Estado por esta grande ajuda”, disse.

Para a merendeira Rosineide Cairo, que está preparando as refeições no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, a iniciativa é essencial para os desabrigados. “Me sinto feliz em poder servir ao próximo com algo que vai beneficiar essas pessoas neste momento difícil. Agradeço à escola por abrir a cozinha para a gente poder cozinhar e alimentar essas pessoas”, comentou.