Música e poesia se destacam na aula inaugural da rede estadual de ensino da Bahia

A música e a poesia foram os destaques principais da aula inaugural realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia nesta segunda-feira (6/2) para marcar o início do ano letivo na rede pública para mais de um milhão de estudantes. O evento, que aconteceu no auditório da Escola Parque, em Salvador, contou com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, do secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, e do Secretário da Cultura, Albino Rubim, entre outras autoridades, além de estudantes, professores, e servidores da rede pública.

O secretário Osvaldo Barreto deu as boas vindas aos estudantes e educadores e reafirmou a importância do programa Todos pela Escola. “É fundamental para a qualidade da educação a valorização da escola e dos nossos professores. Por isso, este tratamento múltiplo do Todos pela Escola é fundamental. O processo tem dado resultado. Para o ano letivo de 2012, temos mais de três mil novos professores nas salas de aula, distribuímos mais de três milhões de fardas escolares e destinamos mais de 19 milhões para melhoria de algumas escolas”, ressaltou o secretário.

Veja mais fotos no nosso Flickr!

Os estudantes não escondiam a satisfação em participar do evento, que contou com apresentações de alunos premiados nos projetos especiais desenvolvidos pela secretaria, como Tempos de Arte Literária (TAL) e Festival Anual da Canção Estudantil (Face). O artista Lui Muritiba também esteve presente e preparou um repertório especial relembrando Jorge Amado (em homenagem ao centenário do escritor). O encerramento ficou por conta do Black Semba do cantor Magary Lord, considerado a revelação do verão baiano. O evento, transmitido ao vivo pela TVE Bahia, contou com apresentação de Jorge Portugal.

“Estou achando tudo muito interessante. Aqui, nós podemos conhecer mais sobre os talentos dos nossos colegas. É muito bom poder assistir a estas apresentações musicais. Estou muito motivada para o início do ano letivo. Quero me dedicar agora para alcançar os meus objetivos amanhã. Sempre gostei muito de estudar”, disse Michele Teles, estudante da 8ª série da Escola Classe I.

O contentamento também vinha do palco. Ênio Ribeiro, vencedor do 3º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária, apresentou o poema Senzala das Palavras. Ao final, sintetizou a importância da criação artística para a sua vida. “Com o poema, tive a intenção de mostrar a minha personalidade, as minhas indagações”, afirmou.

A professora Luciene Brandão também aprovou a iniciativa. “A importância do evento é grande porque ele consegue nos mostrar os talentos dos jovens. Percebemos que eles também se interessam por questões ligadas à cultura. Acho interessante começar o ano letivo desta maneira”, afirmou.