Nova etapa do Pacto pela Educação é programada para Junho

Os representantes de, aproximadamente, 200 municípios que participaram do 1º Ciclo de Formação do Pacto pela Educação – Todos pela Escola concluíram, no período de 18 a 20, em Salvador, a capacitação para atuarem como multiplicadores na formação de professores das séries iniciais. Agora, eles vão socializar as informações com os educadores das secretarias municipais de Educação.

Em junho, especialistas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciam a próxima etapa dos trabalhos nos municípios. A formação visa garantir uma alfabetização de qualidade, por meio de um regime de colaboração com os municípios, assegurando o compromisso de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade.

“Este é o primeiro programa com estas características que é realizado na Bahia e demonstra a preocupação do governo com a educação básica. A Secretaria da Educação, em parceria com os municípios, visa garantir uma educação básica de qualidade”, diz o coordenador geral do Pacto pela Educação, Clovis Caribé.

De acordo com o coordenador pedagógico de Adustina, Rafael dos Santos, o Pacto pela Educação vem afirmar o regime de colaboração entre Estado e municípios e que requer um esforço coletivo. “A gente já consegue vislumbrar que é algo que vai contribuir para elevar a qualidade do ensino em todo o estado. É um momento histórico essa preocupação com o processo de alfabetização. A tomada de decisão de começar o Pacto pelo processo de alfabetização é muito significativa. É um divisor de águas na formação desses alunos”, avalia o coordenador. O município de Adustina possui aproximadamente 4 mil alunos e 220 professores, distribuídos em 40 escolas.

Diretora pedagógica de Amargosa, Ana Cristina Sampaio Alves Silva gostou bastante do primeiro ciclo de formação. Agora, segundo ela, o próximo passo será mobilizar a Secretaria de Educação Municipal e também as equipes gestoras das escolas para que a aplicação do Pacto tenha eficácia dentro da rede de ensino. “Se o projeto não for abraçado por todos não terá o resultado que esperamos. O Pacto vem somar às ações do município, quando traz uma assessoria técnica para sistematizar os trabalhos e nos fornece materiais de trabalho”, opina. O município possui 5 mil alunos, 180 professores e 41 escolas.

“Este é um movimento que deve marcar a história da educação baiana. Quando falamos no Pacto, falamos da integração entre as redes e sistemas públicos de ensino, em regime de colaboração, para garantir aos nossos estudantes o direito de aprender. Queremos que a educação do nosso estado orgulhe a todos nós”, destacou o secretário Osvaldo Barreto.
 
Outro entusiasta do Pacto é o coordenador técnico pedagógico de Irabuba, Atenildo Oliveira. “O Pacto é um marco que vai construir um cenário mais próximo do ideal para a nossa educação. Se tivermos os alunos alfabetizados em tempo certo, vamos erradicar todos os outros problemas que atravancam a educação”, pontua o coordenador.
 
Pacto pela Educação – O programa da Secretaria da Educação do Estado foi lançado no dia 28 de abril pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Educação Osvaldo Barreto. O programa visa melhorar a qualidade das escolas públicas estaduais e municipais, em toda a Bahia, por meio de um regime de colaboração com os municípios e a parceria da sociedade e empresários.
 
O principal objetivo do Pacto pela Educação é alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Para isso, o governo propõe uma parceira com os municípios baianos para unir esforços e garantir aos estudantes o direito de aprender. Além disso, visa fortalecer as aprendizagens prioritárias (Língua Portuguesa e Matemática) para todos os estudantes do ensino fundamental e ensino médio, assegurando o sucesso no seu percurso educativo.
 
O Pacto tem como meta a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio, bem como assegurar que todas as escolas públicas do estado alcancem, no mínimo, os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Notícias Relacionadas