Novo Ensino Médio será implementado em Colégios da Polícia Militar da Bahia

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Fotos: divulgação
A Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/12), no Instituto Anísio Teixeira, uma reunião de avaliação sobre a implementação do Novo Ensino Médio nos Colégios da Polícia Militar do Estado da Bahia (CPM-BA). Com a participação dos gestores e coordenadores das 15 unidades do CPM na Bahia, o encontro, além de avaliar os desafios da oferta de um percurso com quatro diferentes itinerários formativos, possibilitou o planejamento das ações para 2019, quando o novo currículo chegará aos estudantes da 2° ano do Ensino Médio.
 
A diretora de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado, Tereza Farias,  explicou como está sendo realizada essa transição para o Novo Ensino Médio. “De acordo com a Lei 1.3415/2017, o estudante que ingressar no Ensino Médio poderá escolher entre quatro itinerários formativos: Ciências Humanas ou Naturais, Matemática e Linguagens. Com isso, poderá se aprofundar mais nos assuntos que tenha mais interesse para sua formação profissional futura. Para essa primeira etapa, os colégios do CPM implementaram, em 2018, esse novo currículo nas séries de 1º ano e gradativamente, a cada ano, estarão implantando nas séries seguintes”, destacou.
 
Tereza ainda contou sobre a importância da reunião que estabelece um diálogo para realizar um balanço do primeiro ano de implantação e discute os desafios para normatização do novo currículo. “Essa é uma oportunidade dos educadores estarem debatendo essa primeira experiência com o objetivo contribuírem para a inserção do Novo Ensino Médio. Nessa perspectiva também realizamos o planejamento para 2019, analisando os desafios para a implantação no 2º ano do Ensino Médio”, disse. 
 
Novo Ensino Médio
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800h para 1000 h anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. 
 

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