Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente realiza oficinas on-line sobre Educação Ambiental

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (OBSMA) convida professores da Educação Básica de todo o país a participarem nos dias 26 e 27 de outubro, das 10h às 12h, da 8ª Oficina Pedagógica on-line Saúde e Meio Ambiente na Escola. “Educação Ambiental” será o tema do encontro, que terá transmissão ao vivo pela plataforma Zoom e Facebook/Obsma.

Tendo em vista a relevância do assunto dentro e fora de sala de aula, as professoras Danielle Cerri e Páulea Zaquini discutirão a importância da Educação Ambiental como um projeto transdisciplinar no âmbito da escola, considerando as limitações impostas por currículos disciplinares e os desafios do trabalho cotidiano de professores.

Segundo Cristina Araripe, Coordenadora Nacional da Obsma, a temática desta edição vai de encontro a um dos objetivos centrais da Olimpíada, que é o de estimular a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde. “Em um momento tão delicado como o nosso, em virtude da situação das queimadas e de diversos outros problemas ambientais, se tornou cada vez mais necessária a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, que saibam de suas responsabilidades quanto à preservação e conservação do nosso ecossistema”, afirma Cristina.

As Oficinas Pedagógicas on-line acontecem quinzenalmente desde o mês de junho e contam com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Bahia Olímpica - Através do Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. O objetivo da ação é estimular a participação e dar visibilidade ao conhecimento e às potencialidades dos estudantes.

Fonte: Ascom OBSMA