Pais, mães e cuidadores de autistas participam de atividades interativas em Salvador

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A semana está mais interativa e divertida para os estudantes do Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia (CAEEPB), localizado no bairro de Ondina, em Salvador. Uma programação especial começou nesta quinta (13/08) e prossegue até sexta-feira (14/08), com oficinas de capoeira, pintura e muitas brincadeiras. A ação, que tem como base o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, objetiva ampliar cada vez mais a participação dos pais, mães e responsáveis, na vida dos filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Enquanto as crianças e jovens autistas participam de oficinas, como cineminha, discoteca e artes, os pais, mães e cuidadores recebem orientações dos profissionais do centro e de convidados especialistas. A terapeuta e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bárbara Dultra, ministrou a palestra “Cuidando do cuidador”, voltada para as pessoas que cuidam dos autistas. “Quem cuida também precisa ser cuidado. Esse encontro trouxe uma reflexão sobre a importância de cuidar de nós e do outro de forma mais sensível”, explica.

“Quem cuida também precisa ser cuidado. Esse encontro trouxe uma reflexão sobre a importância de cuidar de nós e do outro”, Bárbara Dultra, terapeuta e professora

A mãe de um dos autistas, Iraneide Santana, afirma que as atividades e oficinas trazem avanços para o seu filho. “Antes ele não interagia muito e, hoje, já está começando a se comunicar com palavras soltas, além de ter melhorado o comportamento”, revela. A mãe e cuidadora, Elane Santos, conta que o apoio da equipe do centro é muito importante para os familiares. “Além de poder esclarecer dúvidas, o contato com outros cuidadores e os profissionais é essencial para a troca de experiências, onde podemos desabafar e receber orientações específicas”, destaca. Já a  assistente social, Vanessa Ribeiro, falou sobre a importância da aproximação dos cuidadores das atividades do centro e na vida escolar do autista. Falou, ainda, como essa integração contribui para a melhoria do relacionamento na família e na sociedade.

O Centro presta atendimento específico para pessoas com autismo com idades entre quatro e 45 anos. Musicoterapia, letramento, acompanhamento individual, pintura, aulas de educação física e informática são algumas das atividades desenvolvidas. Para terem acesso ao atendimento do centro, os pais e responsáveis interessados devem entrar em contato para agendar uma avaliação do autista. Endereço do CAEEPB: Rua Ademar de Barros, S/N (próximo ao Zoológico). Contato: (71) 3247-0049.

 

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Educação Especial na rede estadual
Estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação são público-alvo da Educação Especial e são atendidos nas escolas da rede estadual da Bahia e nos Centros de Educação Especial, dentro de suas especificidades, para que possam participar ativamente do ensino regular.
 
O Estado dispõe de seis Centros de Educação Especial nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Jequié, Ipiaú, Itabuna e Caetité. Em Salvador, além do Centro de Educação Especial Pestalozzi da Bahia, o público autista recebe atendimento em cinco Salas de Recursos Multifuncionais (SEM), implantadas nos colégios estaduais Rotary, Ruy Barbosa, Satélite, Raphael Serravalle e Zumbi dos Palmares. Existem, ainda, mais 60 unidades escolares atendendo às demais especificidades do público-alvo da Educação Especial em todo o Estado.

 

Notícias Relacionadas