Pais, mães e responsáveis podem realizar inscrições para Colegiado Escolar até sexta-feira (10/7)

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Com o objetivo de estimular a participação dos pais e responsáveis nas escolas em prol de uma educação pública de qualidade, conforme prevê o Eixo 5 (integração Família-Escola) do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia irá realizar de 21 a 24 de julho, as eleições para o Colegiado Escolar. Para participar da eleição e compor o Colegiado Escolar, os pais, mães e responsáveis devem se dirigir a uma das 1.369 escolas da rede estadual até esta sexta-feira (10/07) para realizar as inscrições.

Além de representação dos pais, mães e responsáveis, o colegiado é composto, ainda, por representantes de estudantes, professores e funcionários que também precisam se candidatar. Há, ainda, representação garantida do diretor da escola. Todos os segmentos têm direito a voto.

"O Colegiado Escolar é extremamente importante porque representa todos os segmentos da comunidade escolar"
O colegiado escolar tem o papel de contribuir com a gestão democrática e participativa, atuando no processo educacional com sugestões, acompanhamento e fiscalização das ações pedagógicas e administrativas.  “O Colegiado Escolar é extremamente importante porque representa todos os segmentos da comunidade escolar. Através dele, as pessoas podem juntas expressar opiniões, avaliar a qualidade da escola e também melhorar as relações entre si”, explica Andréa Liger, da Coordenação de Acompanhamento da Gestão Escolar da Secretaria da Educação do Estado.

As escolas estão sendo mobilizadas para atrair os pais e responsáveis para a inscrição. “Temos realizado reuniões escolares, entrado em contato com associações de moradores e incentivado os alunos a conversarem com os pais para convencê-los a participarem. Isso porque, de todos os segmentos, os pais são os únicos que não estão no dia a dia da escola e eles são essenciais nesse processo”, destaca o diretor Ramilton Carneiro, do Colégio Estadual Raphael Serravalle, na Pituba. A divulgação dos eleitos acontecerá até 14 de agosto.

Confira o áudio nesta notícia

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.