População de Capela do Alto Alegre vai ganhar novo colégio estadual

A população de Capela do Alto Alegre, a 235 quilômetros da capital baiana, vai ganhar uma nova unidade escolar. O governador Jaques Wagner e o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, inauguram nesta sexta-feira (25), o Colégio Estadual Professora Zenilda Fernandes dos Santos Farias, que tem capacidade para atender a 960 alunos. A unidade demandou um investimento de mais de R$1,5 milhão.

O novo prédio conta com oito salas de aula amplas, laboratório de informática com computadores, biblioteca, sala de vídeo, laboratório de ciências, banheiros adaptados para pessoas com deficiência física, rampas de acesso, quadra de esporte, entre outras instalações. “O colégio ficou maravilhoso. A população está ansiosa para a inauguração. A unidade tem sido ponto de visitação da comunidade”, conta a diretora Juscelma Souza do Carmo Silva.

A nova unidade escolar, que recebeu o nome em homenagem a uma antiga educadora da cidade, mediante consulta na comunidade local, vai atender aos estudantes que frequentavam o Colégio Joaquim Machado, por meio de um convênio de cessão de sala com a Fundação Educacional Joaquim Machado.

“Achei o colégio muito bom, é bem amplo e equipado. Na outra unidade, como não tínhamos muito espaço, faltava o que fazer no intervalo e as aulas de educação física acabavam sendo bem repetitivas”, opina a estudante do 3º ano Diana Paula Nunes, 16 anos, há sete na unidade. Quem também ficou empolgado com as novas instalações foi o estudante do 3º ano Jamedson Carneiro de Almeida, 16 anos.

Apaixonado por biologia, física e química, ele não vê a hora de ter as primeiras aulas no novo laboratório. “Eu sonhava estudar em uma escola que tivesse um laboratório de ciências e isso agora é uma realidade. Pena que este será o meu último ano”, diz o estudante, que também se animou ao ver as carteiras novas e o espaço físico maior.

O colégio atende a 650 alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), distribuídos nos três turnos. É a única unidade na cidade, que oferece o ensino médio. Por isso, além dos alunos da sede, atende a muita gente que vive nas localidades rurais no entorno do município, a exemplo de Ipiraí, Capelinha, Lagoa das Flores e Cajueiro. “No turno vespertino, 80% dos nossos alunos são da zona rural”, conta a diretora.