Processo de matrícula para alunos novos segue em 127 municípios, conforme calendário divulgado pela SEC

Palavras-chave:
Conforme o calendário divulgado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o processo de matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo 2020/21, que vai até o dia 14 de abril, está ocorrendo por bloco de municípios e Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Até esta quarta-feira (31), a ação contempla estudantes de 127 municípios de dez Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Nesta terça-feira (30), começaram a ser matriculados os estudantes de qualquer ano/série do Ensino Médio. A matrícula para quem já é aluno da rede estadual foi renovada automaticamente.
 
Os pais, responsáveis ou estudantes precisam consultar as datas, conforme o cronograma disponível no Portal da Educação (estudantes.educacao.ba.gov.br/matricula2021). A relação dos municípios correspondentes a cada NTE e os telefones das escolas também estão disponíveis no Portal da Educação.
 
A matrícula pode ser feita pelo SAC Digital, no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br/, ou pelo aplicativo SAC Digital (disponível gratuitamente nos sistemas Android e IOS). Para os estudantes ou pais sem acesso à internet, a matrícula pode ser realizada diretamente da escola, com horários agendados por telefone, adotando todos os protocolos sanitários, durante o atendimento.
 
Em Juazeiro, a 505 km de Salvador, Ana Cecília Ribeiro fez a matrícula da sua filha Ana Vitória Ribeiro Leite, que estudava na Escola Municipal Professora Guiomar Lustosa Rodrigues e agora cursará o 1º ano, no Colégio Estadual Artur Oliveira da Silva. “Foi muito importante ter conseguido esta vaga, pois agora estou segura de que a minha filha vai estudar. Queria que fosse presencial, mas ainda não dá por causa da pandemia. O atendimento na escola foi ótimo e seguro. Estou muito contente”, revelou. 
 
Este segundo bloco, iniciado na sexta-feira (26) e que segue até o dia 31 de março, contempla os seguintes NTEs: Teixeira de Freitas (NTE 07); Amargosa (NTE 09); Juazeiro (NTE 10); Barreiras (NTE 11); Macaúbas (NTE 12); Caetité (NTE 13); Itaberaba (NTE 14); Ipirá (NTE 15); Jacobina (NTE 16); e Paulo Afonso (NTE 24). Dentre as cidades, destacam-se: Angical, Boquira, Lajedão, Mundo Novo, Serra Preta, Rodelas, Glória, Ubairab e Wanderley, entre outras.
 
A matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino, no ano letivo de 2020, cujas escolas não oferecem a série subsequente, segue até o dia 31. Já para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental, a matrícula nova será nesta quarta-feira (31). 
 
Como faz a matrícula on-line
 
Para fazer a matrícula on-line, o estudante deve fazer o cadastro no SAC Digital. Basta acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet e clicar na opção “Cadastre-se”. Caso prefira, o estudante pode fazer seu cadastro no aplicativo SAC Digital. O app está disponível para celulares Android e IOS. Se o aluno novo for menor de 16 anos, o cadastro deverá ser feito em nome dos pais ou do responsável.
 
Na internet ou no app, serão necessários preencher e fornecer dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefones para contato, entre outros, clicando em “Avançar”. Nas páginas seguintes, serão preenchidas informações sobre endereço do estudante e senha para acesso à plataforma. Todos os dados fornecidos serão confirmados na quarta e última páginas.
 
Uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no SAC Digital para a ativação da conta. Com isso, o estudante poderá acessar a plataforma em “Entrar”, fornecendo senha e login, e buscar o serviço “Solicitar matrícula para aluno novo”.
 
Para a comprovação da matrícula, os alunos novos precisarão apresentar, em data a ser agendada com a escola, os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); original e cópia da carteira de vacinação; cópia da Cédula de Identidade da mãe do aluno; e cópia do CPF da mãe do aluno.

Notícias Relacionadas