Professores americanos falam sobre gestão e liderança para diretores de escolas

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

A parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e o Consulado Geral dos Estados Unidos (EUA), a partir do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, resultou em mais uma ação que visa à melhoria da qualidade da educação pública na Bahia. Começou nesta quinta-feira (06/07) e prossegue até amanhã (07/08), no Instituto Anísio Teixeira, o “Seminário Liderança U.S Principals”, dirigido para diretores de escolas da rede estadual.

“A escola se baseia em um trabalho de equipe. Cabe ao gestor manter todos motivados”, James Story, cônsul-geral dos Estados Unidos

Nestes dois dias, serão realizados quatro workshops, ministrados por diretores de escolas americanas, que abordam temas sobre liderança e gerenciamento nas unidades escolares. “A função do gestor escolar é fundamental para que tudo na escola funcione a contento. Ele tem que ser organizado, participativo e aberto a novas ideias. Com o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que busca aproximar estudantes e familiares da escola, o diretor tem que ter a capacidade de tornar a escola interessante e relevante para os alunos”, ressaltou James Story, cônsul-geral dos Estados Unidos, na abertura do evento. Para ele, “a escola se baseia em um trabalho de equipe, entre estudantes, professores, funcionários, familiares e toda a comunidade, e cabe ao gestor manter todos motivados”.

José Sérgio Oliveira, superintendente de Gestão da Informação Educacional, da Secretaria da Educação, destacou a importância da troca de experiências entre educadores. “Acredito que o compartilhamento de saberes e conhecimentos são essenciais para o crescimento profissional. E poder realizar essa troca com um país que possui excelente índice de educação, engrandece muito nossos educadores”.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Entre as participantes, a diretora do Colégio Estadual Ernesto Carneiro, em Feira de Santana, Celinalva Paim, falou da oportunidade de participar dos workshops. “É a primeira fez que realizamos essa troca de experiências com educadores dos Estados Unidos e a expectativa é absorver novos conhecimentos para serem implantados na escola”. Já a diretora do Colégio Estadual Leda Jesuíno dos Santos, Maria Inês Silva, fala dos desafios da gestão. “Liderar não é fácil, então é interessante aprender essas experiências para poder nos ajudar a gerenciar pessoas em seus diversos segmentos dentro do ambiente escolar.”