Professores dialogam sobre o currículo de Ciências da Natureza em live promovida pela Secretaria da Educação

Palavras-chave:
Com a finalidade de discutir sobre o currículo de Ciências da Natureza, professores da rede estadual de ensino participaram, nesta quarta-feira (15), de uma live sobre o tema "Ciência em rede: diálogos sobre o currículo de Ciências da Natureza", transmitida no YouTube, no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT), através do link https://youtu.be/iyATPHABjTY. A atividade integra uma série de lives do projeto "EducAção ComVIDA: arte, cultura, esporte, saúde, ciência e educação ambiental e saúde na escola", que tem o objetivo de estabelecer, a partir de temas semanais, um diálogo com a rede de Educação do Estado, incluindo professores, estudantes, família e demais profissionais de área. 
 
Mediada pelo coordenador do Núcleo Territorial de Educação de Ipirá (NTE 15), Adílio Soares, a live contou com a participação dos professores Natalina Souza e Carlos Raimundo Souza, ambos do Colégio Estadual Edna Moeira Pinto Daltro, localizado em Capim Grosso; Marília Fontes, vice-diretora do Colégio Estadual de Pau da Lima, em Salvador; Lázaro Lima, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, em Camaçari; e Nayara Silva, da comissão municipal de governança de Capim Grosso. 
 
O professor Carlos Raimundo Souza abordou os desafios da pesquisa no Ensino Médio. "Um dos desafios é a iniciação científica versus Ciências da Natureza, porque, tradicionalmente, sempre associou-se a iniciação científica à área das Ciências da Natureza. O autor Santiago e seus colaboradores afirmam que a formação científica deve ser um componente central da educação escolar em todas áreas do conhecimento. Outro desafio é a iniciação científica versus a formação de professores, visto que alguns autores afirmam que a iniciação científica e a pesquisa não têm tanto espaço nos cursos de licenciatura".  
 
A professora Natalina Souza fez reflexões sobre as relações étnico-raciais no ensino de Ciências. "A proposta é que nós consigamos articular o ensino da Ciência de uma forma que se ligue todo o conhecimento produzido pela civilização africana, visando contribuir para que essas relações étnico-raciais sejam construídas de forma positiva. Partimos, principalmente, de uma conquista muito grande do movimento negro, junto com a sociedade civil, através da implementação da Lei n° 10.639, de 2003, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e das culturas afro-brasileira e africana em todas as etapas e níveis da educação e isso afeta diretamente a formação dos professores".
 

Notícias Relacionadas